Publicidade
SÃO PAULO – A Airbus registrou uma patente que deverá mudar a aviação: o primeiro “hipersônico” do mundo. Registrado nos Estados Unidos, o novo avião é capaz de fazer a distância de Nova York a Londres em apenas 1 hora – muito mais rápido do que as 3 horas e meia necessárias para o Concorde fazer a mesma viagem.
Esse novo avião atinge 4,5 vezes a velocidade do som, Mach 4.5. O supersônico Concorde alcançava apenas Mach 2. Um avião comum, como o Airbus A330, demora oito horas para fazer o trajeto de Londres para Nova York.
O avião, cujas asas são menores, tem um sistema triplo de motores para fazê-lo funcionar. Para sair do chão, ele usa dois jatos turbo embaixo da fuselagem, junto com um motor de foguete. Depois de estar em uma altitude, o motor de foguete atinge a força total e o avião viaja em vertical até os 35.000 metros de altitude.
Continua depois da publicidade
Ali, o avião se estabiliza e os jatos fazem com que a nave, movida a hidrogênio, faça sua viagem. Ele tem uma tecnologia para diminuir o impacto da velocidade supersônica no ambiente – já que o barulho do Concorde era tão ensurdecedor que ele não podia voar sobre áreas habitadas.
A Airbus também vê atividades militares para seu novo avião. Não se sabe se esse avião vai entrar em produção, mas tecnologias dele derivadas devem ajudar a melhorar outros aviões da Airbus.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.