As 10 cidades com o maior e o menor custo de vida do mundo

A pesquisa levou em conta 133 cidades espalhadas ao redor do mundo

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO –  A cidade de Cingapura foi considerada a mais cara do mundo para viver pelo quinto ano consecutivo segundo o estudo Economist Intelligence Unit (EIU), que analisou o custo de vida globalmente em 2018.

A pesquisa levou em conta 133 cidades espalhadas ao redor do mundo e analisou preços individuais de quatro principais produtos: 1kg de fatias de pão, 750 ml de vinho, caixa de cigarros e o litro da gasolina. Para usar como base de comparação entre as cidades, todos os valores foram convertidos para dólares americanos.

A classificação das cidades no ranking é baseada na cidade de Nova York. Para ela foi atribuída a média final de 100 pontos nos principais critérios. Neste ano, a cidade americana ficou na 13a  posição.

Continua depois da publicidade

A intenção do estudo, organizado pela revista britânica de negócios The Economist, é auxiliar os empregadores a reajustar os salários de seus funcionários ao redor do mundo.

Cingapura totalizou 116 pontos no ranking geral. Em segundo lugar está Paris, com 112 pontos. Além disso, o estudo destaca uma tendência regional, com duas cidades da Ásia no top 10 do ranking, e credita os custos altos à expansão de suas economias. Hong Kong na China e Seul na Coreia do Sul, são a quarta e a sétima cidade, respectivamente.

Por outro lado, algumas das cidades mais baratas do mundo também estão na Ásia, como Bangalore na Índia, com 44 pontos, e Carachi no Paquistão, com 46 pontos. No entanto, a cidade com o menor custo de vida com apenas 26 pontos é Damasco, na Síria, seguida por Caracas, na Venezuela, com 33 pontos, ambas passando por momentos político-econômicos e sociais bem turbulentos.

Continua depois da publicidade

A Europa continua a ser a região mais cara para se viver, além de Paris, com 112 pontos, ainda estão no top 10 Zurique e Genebra na Suíça, Oslo na Noruega, e Copenhague, na Dinamarca. A única cidade fora da Ásia ou da Europa a aparecer nos primeiros lugares foi Sidnei, na Austrália.

Enquanto isso, segundo o estudo, o enfraquecimento do dólar em 2017 levou Nova York e Los Angeles a cair para a 13ª e a 14ª posição, respectivamente. Há duas brasileiras na lista São Paulo e Rio de Janeiro, mas não aparecem n top 10 mais caro, nem no top 10 mais barato, que são os rankings divulgados do estudo. 

Confira os rankings com as cidades com os custos de vida mais caros e mais baratos no mundo:

Continua depois da publicidade

a) Cidades com os maiores custos de vida

País/Cidade Pontuação (NY=100 pontos)
1.Cingapura, Cingapura  116 pontos
2. França, Paris  112 pontos 
3. Suíça, Zurique  112 pontos 
4. China, Hong Kong 111 pontos 
5. Noruega, Oslo 107 pontos 
6. Suíça, Genebra 106 pontos 
7. Coreia do Sul, Seul  106 pontos
8. Dinamarca, Copenhagen 105 pontos 
9. Israel, Tel Aviv 103 pontos 
10. Australia, Sindei 102 pontos 

b) Cidades com os menores custos de vida:  

País/Cidade Pontuação 
1. Síria, Damasco 26 pontos 
2. Venezuela, Caracas 33 pontos
3. Casaquistão, Almaty 38 pontos 
4. Nigeria, Lagos 40 pontos
5. Índia, Bangalore 44 pontos 
6. Paquistão, Carachi 46 pontos 
7. Argélia, Argel 46 pontos 
8. Índia, Chennai 47 pontos 
9. Romênia, Bucareste 48 pontos 
10. Índia, Nova Délhi  48 pontos 

Quer conhecer alguma dessas cidades, mas está sem dinheiro? Invista! Abra uma conta na XP. 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.