Baixa renda é responsável por quase metade dos empréstimos pessoais

No Brasil, dos 73 milhões de pessoas da baixa renda, apenas 37% está bancarizada

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – No Brasil, quase metade dos empréstimos pessoais são concedidos para a população de baixa renda, revela estudo encomendado pela Visa Inc para Euromonitor. O total de empréstimos concedidos a este público representa um montante de US$ 32,7 bilhões.

O estudo ainda mostra que apenas 35% desta  população na América Latina está bancarizada. No Brasil, essa porcentagem aumenta para 37%, número14 pontos percentuais maior do que os 23% registrados em 2005.

Ou seja, conforme o levantamento, dos mais de 73 milhões de pessoas de baixa renda (também chamadas no estudo de emergente) no País, mais da metade (63%) não tem acesso aos serviços financeiros básicos.

Continua depois da publicidade

Poupança
Entre os bancarizados, o tipo de conta mais popular é a poupança. No país, além das contas salários e poupança, o crédito bancário também é popular devido a histórica oferta de crédito ao segmento por parte dos grandes estabelecimentos comerciais e dos grandes bancos.

“No Brasil, o cartão de crédito tem se mostrado uma importante ferramenta para a introdução de produtos financeiros e de crédito. Hoje, 22% do volume das compras efetuadas com cartões de crédito são feitas pelo segmento emergente”, explica o diretor executivo sênior de Produtos da Visa do Brasil, Percival Jatobá.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.