Black Friday registra 230 reclamações por hora, segundo Reclame Aqui

Propaganda enganosa e maquiagem de preço representam 16,1% dos problemas neste ano, a maior parcela, assim como edições anteriores  

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – A Black Friday registrou 230 reclamações por hora durante o período entre 12h e 16h, segundo um levantamento do Reclame Aqui. Em 2017, a média foi de 199 reclamações no mesmo período.

Durante a madrugada, o horário com mais reclamações foi entre 0h e 1h – o site recebeu 126 registros de problemas.

Smartphones e celular seguem na liderança entre os produtos mais reclamados, com 11%. A seguir, estão TV (5,6%), passagem aérea (4,8%), tênis (3,9%) e cartão de crédito (3%).

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Propaganda enganosa e maquiagem de preço representam 16,1% dos problemas neste ano, a maior parcela, assim como edições anteriores.  

Entre exemplos de reclamações dos usuários o site destacou alguns casos como um refrigerador da Brastemp que antes da Black Friday estava custando R$ 3.619 e nesta sexta-feira (23) subiu para R$ 4.029.  

Ou ainda, um iPad New de 32 GB que no dia 12 de novembro estava custando R$ 1.695, mas nesta sexta aparece pelo mesmo preço, mas como se tivesse com 37% de desconto. 

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Fretes abusivos também foram motivo de reclamações, como no caso de uma mala de viagem cujo preço é de R$ 129,90 e o frete de R$ 118,84. 

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As empresas mais reclamadas

Para acompanhar as lojas que mais causam problemas na Black Friday, seja por lentidão no site, ofertas falsas ou problemas no pagamento, o ReclameAqui também elaborou um ranking atualizado a cada 10 minutos com as empresas que mais recebem reclamações durante o dia.

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Confira, abaixo, as 20 empresas mais reclamadas*:

Confira, abaixo, as 20 empresas mais reclamadas*:

Empresa Número de reclamações
1. Americanas.com – Loja Online 500
2.  Casas Bahia – Loja Online 367
3. Americanas Marketplace 305
4. Netshoes 277
5. Magazine Luiza – Loja Online 231
6. Carrefour – Loja Online 208
7. Ponto Frio – Loja Online 193
8. iFood 189
9. Extra.com.br 178
10. Submarino 172
11. KaBuM! 148
12. Burger King 143
13. Ame Digital 131
14. Natura 129
15. Submarino marketplace 126
16. Smiles 112
17. Latam Airlines 107
18. Decolar.com 103
19. Lojas Americanas – Loja física 103
20. Shoptime 91

*Atualizado às 10h51

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A Nethoes enviou um posicionamento a respeito das reclamações. A empresa informou que “investe fortemente em tecnologia, inovação e processos para que ofereça uma experiência cada vez melhor aos seus clientes”. 

A companhia afirmou também que não atende mais via Reclame Aqui devido à decisão estratégica de concentrar todo atendimento aos clientes em seus canais próprios (chat, e-mail, telefone, redes sociais e ferramentas de autoatendimento), nos quais entrega uma experiência aprimorada.

 

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.