Black Friday: roupas, compras na Shein e livros são desejos do consumidor online, aponta pesquisa

Estudo analisou 849 mil publicações nas redes sociais de brasileiros para descobrir produtos mais buscados

Equipe InfoMoney

Na Black Friday 2022, um dos itens mais desejados pelo consumidor são roupas. A “fotografia” dessa intenção de consumo integra estudo da Buzzmonitor, que mapeou postagens em redes sociais com os termos “quero comprar” ou “queria comprar” ou “querendo comprar”, entre os meses de outubro e novembro.

Foram considerados 849.954 posts publicados por 392.982 usuários distintos. Importante mencionar que o levantamento se dedica a mostrar apenas os “desejos compartilhados pelos consumidores na internet”, sendo impossível saber se a intenção se transformou numa compra.

Categorias

As roupas foram mencionadas em 13% das publicações. Os termos “Black” e “Friday” aparecem, separadamente, em segundo e quinto lugar, respectivamente.

O estudo ressalta que muitos usuários pesquisam nomes de lojas que desejam comprar, e a Shein, varejista chinesa de fast fashion, aparece em terceiro lugar com 7% das menções dos posts analisados.

As publicações monitoradas sobre a loja virtual citam a forma de comprar (cartão) e também os itens mais desejados na Black Friday da Shein: roupas de academia e vestido.

A Shopee, varejista de Cingapura, também aparece na lista de mais citadas com 3% das menções.

O Pix também integra o ranking com 4% das citações. Muito popular, o sistema de pagamento instantâneo vem ganhando cada vez mais adeptos. Outro destaque são os livros, que totalizam 13% das menções.

Assim como na Black Friday 2021, a Amazon segue como a varejista mais citada para a compra de livros durante a data. O estudo destrincha a busca e mostra que nos 20 termos mais citados das publicações sobre livros, a marca é a única a aparecer.

Veja o top 20 geral dos desejos para a Black Friday*:

Categoria mais desejada % que o termo aparece dentro do total de posts 
Roupas 13%
Black 8%
Shein 7%
Livros 7%
Friday 6%
Camisa 6%
Livro 6%
Blusa 6%
Ingresso 5%
Loja 4%
Pix 4%
Promoção 4%
Cartão 4%
Site 3%
Valor 3%
Juntos 3%
Caros 3%
Chapéus 3%
Shopee 3%
Tênis 3%

*As palavras são as de maior recorrência nas postagens analisadas, segundo a Buzzmonitor

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.