Na Black Friday 2022, um dos itens mais desejados pelo consumidor são roupas. A “fotografia” dessa intenção de consumo integra estudo da Buzzmonitor, que mapeou postagens em redes sociais com os termos “quero comprar” ou “queria comprar” ou “querendo comprar”, entre os meses de outubro e novembro.
Foram considerados 849.954 posts publicados por 392.982 usuários distintos. Importante mencionar que o levantamento se dedica a mostrar apenas os “desejos compartilhados pelos consumidores na internet”, sendo impossível saber se a intenção se transformou numa compra.
Categorias
As roupas foram mencionadas em 13% das publicações. Os termos “Black” e “Friday” aparecem, separadamente, em segundo e quinto lugar, respectivamente.
O estudo ressalta que muitos usuários pesquisam nomes de lojas que desejam comprar, e a Shein, varejista chinesa de fast fashion, aparece em terceiro lugar com 7% das menções dos posts analisados.
As publicações monitoradas sobre a loja virtual citam a forma de comprar (cartão) e também os itens mais desejados na Black Friday da Shein: roupas de academia e vestido.
A Shopee, varejista de Cingapura, também aparece na lista de mais citadas com 3% das menções.
O Pix também integra o ranking com 4% das citações. Muito popular, o sistema de pagamento instantâneo vem ganhando cada vez mais adeptos. Outro destaque são os livros, que totalizam 13% das menções.
Assim como na Black Friday 2021, a Amazon segue como a varejista mais citada para a compra de livros durante a data. O estudo destrincha a busca e mostra que nos 20 termos mais citados das publicações sobre livros, a marca é a única a aparecer.
Veja o top 20 geral dos desejos para a Black Friday*:
Categoria mais desejada | % que o termo aparece dentro do total de posts |
Roupas | 13% |
Black | 8% |
Shein | 7% |
Livros | 7% |
Friday | 6% |
Camisa | 6% |
Livro | 6% |
Blusa | 6% |
Ingresso | 5% |
Loja | 4% |
Pix | 4% |
Promoção | 4% |
Cartão | 4% |
Site | 3% |
Valor | 3% |
Juntos | 3% |
Caros | 3% |
Chapéus | 3% |
Shopee | 3% |
Tênis | 3% |
*As palavras são as de maior recorrência nas postagens analisadas, segundo a Buzzmonitor
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.