Brasil cai para sétima posição do ranking, após redução de 14,4% na venda de veículos

O País ocupava a quinta colocação em fevereiro. Agora a Inglaterra ocupa o quarto lugar, a Alemanha, o quinto e a França, o sexto

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil caiu da quinta para a sétima colocação no ranking mundial de vendas de veículos, em março, com 288.749 unidades comercializadas. Na comparação com março de 2010, quando foram vendidos 337.372 automóveis no País, houve queda de 14,4%.

“Destaca-se que em março de 2010 foi o último mês oficial de redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre veículos bicombustíveis, registrando recorde histórico na venda de veículos no País, portanto, há que se reconsiderar a ‘queda’ de 14,4% em março deste ano”, afirmou o diretor de Vendas OEM/Retail da Jato Dynamics do Brasil, João Carlos Rodrigues.

De acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (4) pela Jato Dynamics, a Inglaterra apresentou queda de 5,1%, a Alemanha subiu 11,5% e a França, 5,9%, passando a ocupar respectivamente a quarta, quinta e sexta colocações no ranking.

Continua depois da publicidade

Os três melhores
A pesquisa aponta que o ranking dos três primeiros continua com os mesmos países, mas a ordem deles mudou. Em fevereiro, a China, que ocupava a primeira colocação, foi superada pelos Estados Unidos. Em março, o país oriental voltou a ocupar o primeiro lugar, apesar da alta dos EUA ter sido de 16,9% e da China, de 7%.

“China volta ao primeiro lugar e teremos um ano com as disputas bastante acirradas pelas primeiras colocações”, disse o diretor superintendente da Jato Dynamics do Brasil, Luiz Carlos Augusto.

O Japão, por sua vez, registrou queda de 35,4% nas vendas, a terceira do ano. Ainda assim, o número de veículos vendidos manteve o país asiático no terceiro lugar do ranking.

Continua depois da publicidade

Depois do Brasil no ranking, seguem a Índia, com alta de 21,8%, a Rússia, com crescimento de 76,3%, e a Itália, com queda de 28,1% nas vendas.

América do Sul
Na América do Sul, a Argentina marcou presença forte. Em março, o país vizinho registrou alta de 17,2% nas vendas, frente a março de 2010, com a comercialização de 64.127 veículos.

Em crescimento, o destaque ficou com o Uruguai. O país registrou alta de 36,4% no terceiro mês do ano, ao comercializar 1.956 veículos, contra os 1.434 de março ano passado. O Equador registrou o menor crescimento, de 1,5%.

Continua depois da publicidade

No sentido contrário, o Brasil registrou a maior queda nas vendas em março, seguido por Bolívia (-13,9%), Venezuela (-7%) e Paraguai (-5,3%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.