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SÃO PAULO – O número de assinantes da Netflix no Brasil ultrapassou os da TV por assinatura, segundo a consultoria de pesquisa americana Bernstein.
Os analistas da empresa afirmam que em junho o serviço de streaming tinha 17 milhões de assinantes no Brasil, o que torna o país o segundo maior mercado da empresa no mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos, que contam com 60 milhões de assinaturas.
A consultoria não mencionou o número de assinaturas de TV a cabo no Brasil, mas segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 15,2 milhões de lares tinham acesso a canais pagos no país em junho.
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“A Netflix está ganhando no Brasil porque oferece um produto superior por um quarto do preço da TV paga”, escreveram os analistas.
A Bernstein avalia que a crise econômica e o aumento do desemprego no país colaboraram para o aumento dos cancelamentos de pacotes de TV por assinatura.
A Netflix, por outro lado, continua crescendo, mesmo com a pandemia. No segundo trimestre deste ano, o serviço de streaming informou que registrou mais assinantes pagos do que o esperado, em meio ao isolamento social.
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Foram 10,1 milhões de novos assinantes de maio a junho no mundo, número superior aos 2,7 milhões alcançados no mesmo período de 2019, e acima dos 7,5 milhões que a companhia projetava.
A demanda por serviços de streaming subiu nos últimos meses, contrariando a previsão de alguns analistas de que assinaturas estariam entre os primeiros itens a serem cortados em meio a uma onda de demissões e temores de recessão econômica.
O bom momento da Netflix ocorre em meio à chegada de outros serviços no mercado brasileiro. O Disney+ anunciou será lançado no país no dia 17 de novembro.
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A concorrência com outros players, como o Amazon Prime Video e o Globoplay, não impediram o crescimento da Netflix no país, ainda que a assinatura padrão do seu pacote seja mais cara do que a dos concorrentes. Segundo os analistas da Bernstein, isso sugere que o mercado ainda tem espaço para competição.
O crescimento da Netflix no Brasil “não foi alcançado por meio de preços reduzidos”, aponta o relatório.
Em reportagem anterior, o pioneirismo da Netflix foi apontado por especialistas como o motivo do seu sucesso no mercado brasileiro.
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“A Netflix teve um crescimento exponencial no Brasil porque conseguiu identificar a demanda de um público. Os provedores de conteúdo local de TV a cabo não investiram em plataformas de VoD [vídeo sob demanda] na época de uma forma atrativa, o que inviabilizou o uso da adesão de massa para suas plataformas. Como esses novos serviços sabem que o pioneirismo não existe mais, eles atacam com preços“, afirma Rodrigo Arnaut, diretor da Esconderijo Criativo, consultoria de inovação e tecnologia.
Em relação ao perfil do consumo, o relatório apontou que os títulos em inglês são os preferidos entre os brasileiros. Seis dos dez títulos mais assistidos na plataforma no Brasil entre março e agosto eram em língua inglesa, seguida pela programação em espanhol e depois em português.
Apesar disso, a Bernstein aponta que pode haver mais espaço para conteúdo original em português na plataforma.
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