Publicidade
SÃO PAULO – Pesquisa nacional da Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), em parceria com a Ipsos, revela que o percentual de brasileiros que viajou ou tem intenção de viajar em 2012 caiu de 32% para 29% em relação ao ano passado. Na classe C o porcentual de pessoas que já viajaram ou pretendem viajar ainda este ano também caiu, de 30% para 25%.
Contudo, dentre estes 25%, a quantidade de pessoas que já viajaram ou pretendem viajar de avião aumentou de 9% para 14%. Quanto ao carro, as intenções saltaram de 19% para 26%. Embora permaneça como principal meio de transporte para as viagens da classe C, o desejo por viajar de ônibus caiu de 68% para 59%. O porcentual que já viajou ou quer viajar de navio recuou de 3% para 1%.
O economista Christian Travassos, da Fecomércio-RJ, disse que a mudança foi influenciada pelo aquecimento do mercado automotivo brasileiro puxado pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre os veículos.
Continua depois da publicidade
“Desde a crise 2008/2009, os brasileiros foram incentivados em diversas oportunidades a comprar o primeiro carro ou a trocar o antigo por um zero”, afirmou Travassos comparando a oferta de crédito ao desejo das pessoas por viajar. “Como precisa honrar este e outros financiamentos assumidos num cenário de crescimento da tomada de crédito, é natural que as pessoas queiram aproveitar o novo bem para fazer uma viagem”.
A maioria das pessoas da classe C tem viajado para ver parentes e amigos (47%). Lazer/Turismo está em 2º lugar como motivos de viagem (35%).
A maioria também se hospeda na casa de parentes e amigos (71%) e 13% em hotéis e pousadas.
Continua depois da publicidade
Exterior
A porcentagem de turistas da classe C que pretendem fazer viagens ao exterior subiu de 0% em 2011 para 2% neste ano.
Dos entrevistados da classe C, 64% disseram que vão fazer viagens para locais dentro do próprio Estado onde reside. 37% disseram que vão para outros Estados.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.