Publicidade
O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo), responsável por quase um terço de toda a frota de veículos do país, quer que o exame prático para a emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) seja digitalizado.
Assim que a medida for implantada, o cidadão que fizer o exame e for aprovado terá acesso ao modelo digital da CNH no mesmo dia em que se submeteu ao teste. Hoje, a espera pelo documento dura até três dias. Para o Detran, a mudança também busca evitar fraudes no processo.
Pelo calendário do órgão, a automatização estará disponível até o final deste mês.
Continua depois da publicidade
Como vai funcionar?
O examinador que aplicar a prova estará munido de um tablet, que se será usado pelo profissional para fazer seu próprio reconhecimento facial e do aluno. O aparelho também vai indicar o mapa do percurso, tempo e início do teste.
Os dados dos novos condutores e de quem não foi aprovado no teste irão para a nuvem. Ao sair do exame, a CNH digital será disponibilizada no aplicativo da CNH para os aprovados.
O modelo automatizado já é adotado pelo Detran do Rio de Janeiro desde dezembro de 2022. O Pará também estuda implantar o mesmo procedimento.
Continua depois da publicidade