Condutores estão respeitando mais o pedestre, diz CET

Respeito a faixa de pedestre subiu de 10,4% antes da implantação do Programa de Proteção ao Pedestre para 32% atualmente

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – O respeito ao pedestre aumentou entre os condutores após a implantação do Programa de Proteção ao Pedestre.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o respeito ao pedestre melhorou de 10,4%, antes da implantação do programa, para 25,1% em agosto e, atualmente, o grau de respeito ao motorista está em 32,2%, conforme mostra pesquisa realizada entre 9 de outubro e 4 de novembro.

A pesquisa mostra também que o conhecimento do programa aumentou, sendo que, em uma amostra de 410 pedestres, passou de 48,1% em maio para 77,1% atualmente.

Continua depois da publicidade

Considerando a mesma amostra de condutores, o índice de conhecimento passou de 57,3% em maio para 83,6% atualmente.

Segunda fase do programa
A segunda fase do projeto terá foco na conscientização do pedestre, conforme anunciou a prefeitura de São Paulo, na última quinta-feira (10).

Entre as iniciativas previstas, estão a ação do “Homem-Faixa” nos CEUs da cidade, com educadores da CET, além uma nova campanha de TV, voltada ao pedestre.

Continua depois da publicidade

Também estão previstas modernização de semáforos e participação de agentes de trânsito em ações educativas nas escolas.

Redução de acidentes
A CET registrou uma queda de 66,6% no número de mortes provocadas por atropelamentos dentro da área abrangida pela primeira ZMPP (Zona Máxima de Proteção ao Pedestre) no Centro/Paulista.

O estudo atual foi feito no período de 11 de maio a 31 de julho dos anos de 2008, 2009, 2010 e 2011. Nos dois primeiros anos analisados, houve, respectivamente, um registro de oito e seis óbitos na região. Em 2010, foram nove mortes, enquanto, no mesmo período de 2011, foram registrados três óbitos de pedestre na ZMPP.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.