Consumidor deverá manter contas em dia para ganhar pontos em cadastro positivo

Segundo ZipCode, cadastro trabalhará na forma de pontos, sendo que quem tiver maior pontuação terá mais benefícios

Publicidade

SÃO PAULO – O consumidor deverá manter o pagamento pontual de suas contas para ganhar pontos no cadastro positivo, banco de dados de bons pagadores, sancionado há uma semana pela presidente da República, Dilma Roussef.

Segundo explica o diretor comercial da ZipCode – empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e antifraude -, Diego Martins, o cadastro positivo trabalhará na forma de score (pontos) de zero a mil, sendo que quem tiver maior pontuação terá mais benefícios, como promoções, ofertas e taxas de juros diferenciadas na hora da tomada de crédito.

Para aquelas pessoas com histórico negativo na pontualidade de pagamentos, a combinação de pagamento em dia, comprometimento de renda e comportamento de consumo serão algumas das variáveis analisadas para aumentar o score do consumidor.

Continua depois da publicidade

“A pontuação do consumidor no cadastro positivo, independentemente se a pessoa já teve ou não o nome inscrito em bancos de dados de restrição de crédito, se dará por meio da análise de diferentes variáveis, entre elas destacam-se a pontualidade no pagamento, o comprometimento da renda e o comportamento de consumo do cidadão”, diz.

Prós e contras
A exemplo do que já foi citado por muitas entidades de defesa do consumidor, o diretor comercial da ZipCode admitiu que quem está ingressando no mercado de crédito, não possui dados nem em cadastros positivos como negativos, bem como não é responsável pelo pagamento de contas de serviços, não será beneficiado pelo cadastro positivo.

Contudo, diz, de modo geral, o banco de dados tem mais prós do que contras, já que será benéfico tanto para quem está cedendo como para quem está tomando crédito.

Continua depois da publicidade

“O cadastro positivo permite ver o passado do consumidor, agilizando e dando maior precisão na análise de crédito para as empresas e beneficiando, consequentemente o consumidor, que terá mais acesso ao crédito e taxas de juros menores (…O Os consumidores das classes C e D devem ser os mais beneficiados”, ressalta Martins.

Abusos
Ainda segundo Martins, o consumidor só terá os dados no cadastro positivo caso autorize a inserção das informações no banco de dados, podendo ser abordado no momento em que fizer uma compra a prestação, por exemplo.

O diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso da Silva, também concorda que o cadastro positivo irá facilitar a concessão de crédito. Entretanto, lembra, o setor varejista deve ficar atento à sua prática.

Continua depois da publicidade

“A sanção do cadastro positivo foi uma medida certeira da presidente da República, mas é salutar ficarmos atentos sobre como este cadastro será utilizado pelo varejo e pelo sistema financeiro, para que não ocorram abusos ou práticas equivocadas”, diz Silva.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.