Consumidor em SP está mais disposto a comprar a prazo na primeira quinzena do mês

Indicador que mede intenção de compra parcelada avança 3,7% ante igual período do ano anterior, aponta ACSP

Ana Paula Ribeiro

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SÃO PAULO – Na primeira quinzena de janeiro, o consumidor na cidade de São Paulo esteve mais disposto a comprar a prazo do que à vista, segundo revelam dados divulgados nesta quinta-feira (16) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

As consultas ao IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo), que mede as compras parceladas, aumentaram 3,7%, enquanto o ICH (indicador de movimento de cheques), antigo SCPC Cheque, que mede as compras à vista, avançou 2,2%.

Segundo a ACSP, no primeiro mês do ano, as vendas à vista foram influenciadas pela antecipação da coleção de moda praia-verão e a volta às aulas. Nos primeiros 15 dias deste mês, por sua vez, embora as vendas à vista tenham se enfraquecido, o Carnaval contribuiu para aquecer o setor de variedades.

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Quanto às vendas a prazo, elas foram estimuladas pelo aumento de 14% do salário mínimo, bem como pelas medidas de estímulo ao crédito, adotadas pelo governo, e pela redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Inadimplência
O balanço da ACSP mostra ainda aumento de 8,2% no número de inadimplentes incluídos no cadastro do SCPC na primeira metade de fevereiro, frente a igual período de 2011. Quando comparado ao mês anterior, houve alta de 19%.

Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) aumentaram 8,3% no confronto anual e 9,7%, na comparação mensal.

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Ana Paula Ribeiro

Jornalista colaboradora do InfoMoney