Consumidores estão menos à vontade para comprar casa ou carro

Confiança do consumidor para comprar um carro ou uma casa caiu de 40% em maio para 37% no mês de junho

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SÃO PAULO – Os consumidores se mostraram menos confiantes em junho, quando se trata de comprar uma casa ou um carro, do que há seis meses. Já a confiança para comprar itens da casa, como fogão ou geladeira, aumentou no período.

De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança), divulgado nesta quinta-feira (12) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para adquirir um carro ou uma casa passou de 40% em maio para 37% em junho deste ano. No sentido oposto, a parcela dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade se manteve estável em 33%.

Já o INC dos consumidores que se mostraram mais à vontade para comprar itens para casa aumentou de 50%, em maio, para 51% no sexto mês do ano; enquanto a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou estável em 24% no período.

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Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe AB está mais à vontade, com 51%, contra 36% da C e 14% da DE.

A região Sul apresentou 48% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. O Sudeste ficou com 42% da população dividindo a mesma opinião, seguido pelo Norte/Centro-Oeste e Nordeste, onde o índice ficou em 26% e 20%, respectivamente.

 Já ao considerar compras de itens para casa, a classe AB foi novamente a que se mostrou mais à vontade, com 61%, seguida pela C (55%) e DE (30%).

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Considerando a mesma compra, a região mais otimista em adquirir esses itens foi a Sul, com 66% dos entrevistados declarando estar um pouco ou mais à vontade para consumir. Na segunda posição ficou a região Sudeste, com 53%, seguida pelas regiões Nordeste e Norte/Centro-Oeste, com 44% e 38%, nesta ordem.

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