Publicidade
SÃO PAULO – De acordo com o chefe do Departamento de Normas do Sistema Financeiro do Banco Central, Amaro Luiz de Oliveira Gomes, as cooperativas de crédito tendem a baixar os juros para o consumidor de serviços bancários. O motivo seria a concorrência no mercado.
Para Gomes, a próxima medida que melhoraria o setor é a regulamentação dos fundos garantidores cooperativistas. O Banco Central já está estudando a possibilidade, apresentada por meio do Projeto de Lei 177/04.
Projeto de Lei
Com a aprovação do projeto, seria instituído o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, unificando, a fim de dar mais segurança, os fundos do setor. Atualmente, esses fundos são distribuídos entre várias centrais de cooperativas.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Agência Câmara, o coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, pediu ao Senado a aprovação da matéria ainda este ano. Segundo ele, o principal problema da agricultura brasileira é a baixa concessão de crédito.
Na opinião de Rodrigues, com segurança e apoio legal, as cooperativas poderiam resolver esse problema, já que elas formalizam o acesso de pessoas que precisam de serviços bancários, mas não são contempladas pelos grandes bancos.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.