Em um ano, 2.706 motoristas já foram multados pela lei da cadeirinha

Em média, 8,2 motoristas são multados diariamente pelos agentes da CET na "lei da cadeirinha" em São Paulo

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) aplicou 2.706 multas a condutores que infligiram a “lei da cadeirinha” em São Paulo, entre 1º de setembro de 2010, quando este tipo de infração começou a ser fiscalizado, e 31 de julho deste ano.

Em média, 8,2 motoristas são multados por infringir a lei da cadeirinha diariamente. Ao todo, são 2.450 agentes aptos a fiscalizar a utilização o equipamento, no entanto, por não terem poder de polícia, os agentes da companhia não podem parar os veículos.

Segundo a assessoria da CET, os agentes foram treinados para observar se as crianças estão dispostas no banco traseiro e, de acordo com as regras estabelecidas pela deliberação 100/10 do Contran, descrever no auto da infração a situação observada: “criança no colo de adulto” ou “criança pequena/grande para a cadeirinha”, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Penalidade
O descumprimento da norma está sujeito à penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que o considera como infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54 mais sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.