Fechar aplicativos economiza a bateria do celular? Entenda

Hábito muito comum entre os usuários pode ser em vão e até prejudicar aparelho

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Fechar os aplicativos – hábito muito comum entre os usuários, que acreditam estar economizando bateria e melhorando o desempenho do aparelho – pode até prejudicar o celular, segundo especialistas.

Enquanto no iPhone o usuário precisa clicar duas vezes no botão home até aparecer as janelas do aplicativo, para então deslizar o dedo para cima e fechar cada app, no Android o usuário clica no botão Multitarefas, também deslizando cada aplicativo para fechá-los.

Fazer isso, porém, é em vão. De acordo com o vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas no Google, Hiroshi Lockheimer, o melhor é deixar o sistema agindo por conta própria. “O sistema é optimizado para administrar os aplicativos que estão abertos para que você não tenha que fazê-lo”, escreveu em seu Twitter. Ele explica que além de não ser preciso fechar os aplicativos, isso pode até danificar o aparelho – mesmo que seja pouco.

Continua depois da publicidade

O mesmo acontece com o sistema iOS. Ao portal The Verge, Ish Shabazz, um desenvolvedor iOS independente, contou que é contra esse hábito – e a Apple concorda. Em um e-mail enviado em 2016 a um usuário de iPhone, o vice-presidente de engenharia da Apple, Craig Federighi, disse que fechar as abas não ajuda a economizar bateria. Na página de suporte da Apple a recomendação permanece: force o fechamento dos aplicativos somente quando eles não estiverem respondendo.  

Quer investir melhor? Abra uma conta na XP 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.