Publicidade
SÃO PAULO – Com 33% da população adulta usuária de produtos de tabaco, a Rússia quer banir a venda de cigarros, mas só para quem nasceu a partir de 2015. A proposta foi enviada pelo Ministério da Saúde do país e está atualmente em discussão, de acordo com o New York Times.
Da forma como foi redigida, a regra pode fazer com que funcionários fumantes de empresas trabalhem mais para compensar os intervalos destinados ao cigarro. Os impostos sobre cigarros comuns e eletrônicos também devem ficar mais altos.
Dos seis milhões de mortos por consumo de tabaco anualmente ao redor do mundo, o número de russos está entre 300 mil e 400 mil. Desde 2013, o cigarro no país está banido em lugares públicos, a venda não é permitida em quiosques de rua e os impostos estão mais caros.
Continua depois da publicidade
A legislação transformaria o país em um dos mais rígidos do mundo neste sentido. Comparável a essa regra tem a legislação do Butão, que chegou a proibir completamente a venda de cigarros e, 2005 – regra que gerou muito estresse entre os cidadãos. Desde 2010, butaneses podem trazer no máximo 200 reais por ano para o país.
No Brasil, o cigarro é proibido em recintos coletivos fechados, sejam privados ou públicos. Também há leis quanto à propaganda deste tipo de produto e é obrigatória a advertência sobre malefícios do fumo.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.