Google lança recursos de inteligência artificial para Gmail, Maps e Photos; veja quais são

Recursos de respostas automáticas mais elaboradas, edição de fotos e visão imersiva estão entre as novidades

Giovanna Sutto

Publicidade

Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, apresentou nesta quarta-feira (10), durante o Google I/O, conferência para programadores, novos recursos de inteligência artificial e linguagem generativa em produtos muito utilizados pelos consumidores como Gmail, Google Maps e Google Photos.

“Começamos a implementar inteligência artificial sete anos atrás e queremos cada vez mais torná-la acessível. Agora vamos dar mais passos na inteligência artificial generativa”, afirmou o porta-voz do Google.

Durante o evento, em Mountain View (Califórnia), Sissie Hsiao, vice-presidente do Google Assistant e Bard, também compartilhou várias melhorias para o chatbot concorrente do ChatGPT. O Google anunciou as ferramentas em meio à uma corrida por inovação para bater de frente com a Microsoft, que investiu no chatbot da OpenAI.

Continua depois da publicidade

Confira as novidades:

Pichai apresentou o “Help me Write”, uma espécie de evolução do recurso do Smart Compose do Gmail, que sugere uma complementação da frase enquanto o usuário escreve, que já era um passo a mais do Smart Reply, a frase automática curta que aparece no pé do e-mail.

(Reprodução Google)

Com o Help me Write, a inteligência artificial vai ajudar o usuário a escrever respostas completas a partir de uma sinalização inicial.

Continua depois da publicidade

Imagine, então, que você recebeu um e-mail da companhia aérea explicando que seu voo foi cancelado. Na explicação, a empresa diz que você ganha um voucher para trocar de destino, mas o que você realmente deseja é um reembolso total do pacote, por exemplo. Nesse caso, você selecionaria o ícone do recurso dentro do e-mail e escreveria: “quero um reembolso do pacote” e clica em criar.

“A tecnologia utiliza detalhes do email recebido e escreve um texto que chegaria bem perto do que você escreveria pedindo o reembolso. Ainda haverá a opção ‘elaborar’. Nela, o usuário conseguirá uma resposta ainda mais completa para a indicação inicial”, explicou o CEO.

Não foi anunciado quando o recurso chegará ao Gmail.

Continua depois da publicidade

Para o Maps, recurso que indica direções, o Google está usando IA para oferecer novas formas de ver os trajetos antes mesmo de sair de casa com uma experiência imersiva. Com o “Visão Imersiva” para rotas, “dá para ver cada trecho de um percurso antes de sair, não importando se você vai de carro, a pé ou de bicicleta”, diz Pichai.

O resultado final é uma espécie de maquete detalhada e digital do trecho, que permite ver todas as informações necessárias sobre a rota, como ciclovias, calçadas, cruzamentos e estacionamentos ao longo do caminho, além de qualidade do ar, condições de tempo e de trânsito ao longo do dia.

O recurso para rotas será lançado nos próximos meses em Amsterdã, Berlim, Dublin, Florença, Las Vegas, Londres, Los Angeles, Nova York, Miami, Paris, Seattle, São Francisco, San Jose, Tóquio e Veneza.

Continua depois da publicidade

Desde que foi lançado, em 2015, o Google Fotos vem usando IA: o recurso se organiza automaticamente e relembra o usuário sobre fotos antigas, além de ajudar a editá-las com ferramentas avançadas como a Borracha Mágica e de Ajuste de Desfoque. Usuários editam 1,7 bilhão de fotos por mês no próprio Google Fotos.

O Google mostrou hoje parte de uma nova ferramenta de edição, o Magic Editor. Ainda em fase experimental, o recurso usa IA generativa para reimaginar fotos e facilitar ainda mais o processo de edição. A ferramenta ajudará a editar partes específicas da imagem – a pessoa retratada, o céu ou o fundo, por exemplo. É possivel mudar a composição geral da foto, permitindo inclusive reposicionar a pessoa retratada.

O Magic Editor será ofertado na nova linha de smartphones Pixel ainda neste ano.

Continua depois da publicidade

Veja um exemplo abaixo:

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.