Publicidade
SÃO PAULO – Maior varejista do país, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) voltou a ter alguns hipermercados da bandeira Extra operando 24 horas por dia, após ter decidido acabar com esse modelo em maio do ano passado.
Atualmente, são 22 unidades abertas todas as horas do dia, no universo de 137 hipermercados do Extra.
Segundo o GPA, a decisão foi tomada após a companhia analisar os resultados de expansão para 24 horas adotada em toda a rede de hipermercados durante a semana que antecedeu o Natal de 2014, em função do aumento das vendas com as festas de fim de ano.
Continua depois da publicidade
“Foi observado que, em algumas regiões do país, havia a demanda pelo serviço durante a madrugada e, para atendê-la, a rede optou por permanecer com o funcionamento 24 horas em 22 unidades estrategicamente localizadas por tempo indeterminado”, disse o GPA à Reuters, via assessoria de imprensa, nesta sexta-feira.
“O Extra realiza constantes análises de mercado, estudando o comportamento do consumidor brasileiro e continuará promovendo mudanças com o objetivo de proporcionar a melhor experiência de compras”, completou.
Em maio de 2014, o GPA, sob controle do grupo francês Casino, anunciou o fim do funcionamento 24 horas para as 55 unidades do Extra e Pão de Açúcar que operavam assim. Para o Pão de Açúcar, a medida continua valendo.
Continua depois da publicidade
O recuo para os hipermercados do Extra ocorre após o negócio ter sido o único a apresentar desempenho de vendas negativo em 2014 na divisão alimentar do GPA, que reúne ainda as bandeiras Pão de Açúcar, Extra Supermercado e Assaí, além das marcas de proximidade.
Enquanto a divisão alimentar do GPA viu sua receita líquida total avançar 9,2 por cento no ano passado, a 34,7 bilhões de reais, o Extra Hiper –bandeira de maior representatividade para o negócio– mostrou declínio de 0,1 por cento na mesma linha, a 12,9 bilhões de reais.
Na semana passada, o presidente-executivo do GPA, Ronaldo Iabrudi, afirmou que a companhia adotou a partir do segundo semestre uma renovação das ações comerciais para os hipermercados no Extra em São Paulo para estancar a queda no fluxo de clientes observada nas lojas.
Continua depois da publicidade
O plano –que contempla maior volume de itens em promoção, foco no acompanhamento de preços em relação à concorrência e aumento de vendedores na área de eletroeletrônicos– será agora implementado nos hipermercados do grupo no Rio de Janeiro em fevereiro, e nas regiões Nordeste e Centro-Oeste em março.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.