HB20S Premium 1.6 anda forte e traz bons itens de série

O HB20S tem linhas arrojadas e uma carroceria que agrada mais do que outros sedans derivados de hatchs disponíveis no mercado brasileiro; confira as impressões do InfoMoney

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Bom desempenho e design atraente podem resumir as principais qualidades do HB20S 1.6, versão sedan do segundo modelo mais vendido do Brasil, o HB20. O InfoMoney testou a versão Premium, que é a top de linha, e conta as suas impressões a seguir.

Por fora, o HB20S tem linhas arrojadas e uma carroceria que agrada mais do que outros sedans derivados de hatchs disponíveis no mercado brasileiro. A traseira um pouco mais levantada, os vincos na lateral e uma frente com design bonito deixam o sedã agradável aos olhos. O desenho, no entanto, já tem alguns anos sem nenhuma mudança realmente significativa e já carece de uma atualização – recentemente a Hyundai disse que a nova geração do HB20 e do HB20S deverá chegar ao mercado em 2019.

Os faróis com led e projetor são exclusivos da versão topo de linha, que ainda conta com máscara negra, que deixa a frente do modelo mais bonita. A versão Premium conta ainda com faróis de neblina e retrovisores rebatíveis na cor do veículo. As maçanetas externas também são da mesma cor do carro e as rodas de liga leve de 15 polegadas dão um ar mais robusto ao HB20S.

Continua depois da publicidade

Por dentro o modelo tem bom nível de acabamento para a categoria. O interior segue o mesmo design de outros veículos da marca, com a saída central do ar condicionado em formato de losango com desenho integrado com a central multimídia, além de maçanetas e alavanca de câmbio cromadas.  A central multimídia BlueMídia com tela de 7 polegadas é opcional e está disponível apenas para a versão Premium. Os comandos são fáceis e intuitivos e é possível espelhar a tela dos smartphones por meio do sistema Car Link.

O volante tem comandos de áudio e do telefone. Os vidros elétricos dianteiros e traseiros possuem função um toque para o motorista e função antiesmagamento. A versão top de linha conta ainda com ar condicionado digital, bancos em couro e descansa braço para o motorista também revestido com o material. Como um bom item de segurança a Hyundai oferece também air bag lateral nesta versão, além dos frontais. Ainda no quesito segurança, o modelo conta com o sistema ISOFIX para fixação da cadeirinha de bebê.

O nível de conforto e espaço interno é bom para o motorista e passageiro da frente. O carro ainda leva 2 adultos com conforto no banco de trás – um terceiro já não fica tão bem acomodado. O porta malas comporta 450 litros, bom espaço para a categoria.

Continua depois da publicidade

Quando pisa no acelerador o motorista sente a potência dos 128 cavalos desenvolvidos pelo motor de 1.6 litro. O carro é bem esperto e reage bem na aceleração e nas retomadas e tem esempenho interessante tanto na estrada quanto na cidade, onde as constantes trocas de marcha exigem mais do câmbio. Aliás, nesta versão a única opção é de um eficiente câmbio automático de 6 velocidades, que tem trocas precisas – o nível de ruído na cabine deixa a desejar.

Na estrada, o HB20s faz 9,3 km/l de etanol e 12,9 km/l de gasolina. Na cidade, o consumo fica em 7 km/l quando abastecido com etanol e 10,2 km/l com gasolina, de acordo com dados do Inmetro.

5.106 emplacamentos

Continua depois da publicidade

Com um total de 5.106 emplacamentos entre janeiro e fevereiro, o HB20S segue na segunda colocação entre os sedãs pequenos mais vendidos, ainda bem distante do Prisma, da GM, que teve 9.767 emplacamentos no mesmo período, e com uma distância não muito confortável do terceiro colocado, o Voyage, que emplacou 4.693 unidades, segundo dados da Fenabrave.

O preço da versão top de linha do HB20S é de R$ 69.990.

Veja fotos:

Continua depois da publicidade

 

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip