Publicidade
SÃO PAULO – A gigante varejista sueca H&M (Hennes & Mauritz) está sendo acusada de racismo por internautas após anunciar em seu site do Reino Unido, um menino negro vestindo um moletom com a frase “Coolest monkey in the jungle” (O macaco mais legal da floresta, em tradução livre).
Nas redes sociais, os usuários apontam que há outros dois moletons da mesma linha, um com imagem de animais e outro com a frase “Survival Expert” (O expert da sobrevivência, em tradução livre), ambos modelados por crianças brancas.
No Twitter, o designer Alex Medina compartilhou sua opinião: “No ano de 2018, as marcas/diretores de arte não podem ser tão negligentes, não podem ter essa falta de cuidado. Se você olhar os casacos da mesma categoria, eles estão em crianças brancas. Nós temos que fazer melhor”.
Continua depois da publicidade
Charles Blow, colunista do The New York Times, também se manifestou no Twitter: “@hm, você perdeu a cabeça ?!?!?”
Ao portal CNN Money, a empresa afirmou que a imagem foi removida de todos os canais da H&M. “Nos desculpamos a quem se sentiu ofendido com o anúncio”, escreveu.
In the year 2018 there’s no way brands/art directors can be this negligent and lack awareness. If look at other sweaters in same category they have white kids. We have to do better. pic.twitter.com/Av4bS4t6yn
— alex medina (@mrmedina) January 8, 2018
. @hm, have you lost your damned minds?!?!?! pic.twitter.com/EYuCXLZtv3
— Charles M. Blow (@CharlesMBlow) January 8, 2018