Publicidade
SÃO PAULO – A Hyundai apresentou nesta terça-feira (9) durante a CES 2018, maior feita de tecnologias do mundo que acontece nesta semana em Las Vegas, um novo SUV.
Chamado Nexo, ele é movido a hidrogênio e tem diversos recursos autônomos, como assistente de mudança de faixa e a possibilidade do carro ser estacionado sem motorista. Ele conta também com o Highway Driving Assist, sistema semelhante ao Autopilot da Tesla capaz de ajustar a velocidade e distância para e os demais veículos através de sensores e mapas.
O carro é o primeiro da montadora a ser produzido em uma plataforma própria para carros movidos a hidrogênio – que também, até 2025, deve fabricar 18 modelos “eco-friendly”, de acordo com o portal The Verge.
Continua depois da publicidade
Esse não é, entretanto, o primeiro veículo movido a hidrogênio da montadora. Nos Estados Unidos, o ix35 está disponível nesta variação, mas tem autonomia menor que o Nexo: o lançamento tem uma autonomia de 600 km contra 460. O motor elétrico do SUV é capaz de atingir uma velocidade máxima de 163 cavalos, levando o SUV dos 0 aos 100 km/h em 9,9 segundos.
Na prática, um carro movido a hidrogênio funciona como um elétrico, sendo diferente somente a forma como a energia é gerada. No caso do hidrogênio, a energia não é gerada através de uma corrente elétrica, mas sim através de um tanque de hidrogênio que é transformado em energia.
Esse combustível é considerado um dos mais limpos atualmente por não emitir gases nocivos, como o CO2, como resultado da combustão. O resultado do processo químico do hidrogênio é apenas água vaporizada.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Hyundai, ele deverá ser lançado ainda neste ano em “mercados selecionados”.
Confira a seguir as imagens e ao vídeo divulgados do veículo: