Publicidade
As montadoras Hyundai, Toyota e Peugeot divulgaram os novos preços de seus carros que custam até R$ 120 mil e foram incluídos no programa do governo federal de estímulo à indústria automotiva. Os descontos chegam a 14,9% do preço público anterior.
Assim, as três empresas se juntam a Citroën, Fiat, Peugeot e Volkswagen, que já haviam anunciado seus novos preços. Até o momento, Caoa Chery, Chevrolet, Honda, Nissan e Renault ainda não informaram as reduções (a Renault divulgou apenas o preço do Kwid Zen, seu carro “de entrada”.
A lista oficial do governo federal, com 11 montadoras e 32 modelos de veículos, foi divulgada apenas no dia 14 de junho. São ao todo 233 versões de carros que terão descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil do governo (veja no link abaixo).
Continua depois da publicidade
A maior redução entre as três montadoras foi a do HB20 Sense 1.0 manual, tanto em valores absolutos (R$ 12,3 mil) quanto relativos (14,9%). Isso porque, além do desconto de R$ 6 mil do governo federal, a montadora diminuiu o preço público sugerido da versão em mais R$ 6,3 mil (veja na tabela abaixo).
Com isso, o preço do Hyundai HB20 Sense 1.0 baixou de R$ 82.290 para R$ 69.990. Na sequência aparece o Peugeot 208 Style 1.0 manual, cujo preço público sugerido caiu de R$ 86.990 para R$ 75.990, uma redução de R$ 11.000 (ou 12,6%).
Já o menor desconto, tanto em termos absolutos (R$ 3.000) quanto relativos (2,7%), é o do Toyota Yaris Hatch XS 1.5 automático, que teve seu preço reduzido de R$ 109.290 para R$ 106.290. A montadora japonesa foi a única das três que não concedeu desconto adicional, além do benefício do governo.
Continua depois da publicidade
Hyundai
A Hyundai tem o maior desconto absoluto (R$ 12,3 mil) e também proporcional (14,9%) entre as três montadoras. Isso porque, além dos R$ 6 mil de desconto do governo, a empresa diminuiu o preço sugerido do carro em mais R$ 6,3 mil.
Os descontos do governo para os carros da montadora vão de R$ 2 mil a R$ 6 mil, e ela decidiu incluir um desconto adicional que vai de R$ 2 mil a R$ 6,3 mil para o cliente, dependendo da versão (outras montadoras também concederam uma redução adicional, como a Volkswagen).
A Hyundai baixou o preço inclusive de versões que custam mais de R$ 120 mil e não têm direito ao benefício do governo. É o caso do HB20 Platinum Plus 1.0 turbo automático, que ficou R$ 6 mil mais barato, e dos Creta Comfort e do Limited 1.0 turbo automáticos, cujos preços caíram R$ 5 mil.
Continua depois da publicidade
A marca baixou o preço de 13 versões de 3 modelos (HB20, HB20S e Creta), e agora a sua opção “de entrada” custa menos de R$ 70 mil (o HB20 Sense 1.0 manual). Veja todos os descontos na tabela abaixo:
Carro | Versão | Tabela Fipe* | Preço sugerido anterior | Desconto do governo | Desconto da montadora | Desconto total | Redução | Novo preço sugerido |
HB20 | Sense 1.0 Flex 12V Mec. | R$ 79.466 | R$ 82.290 | R$ 6.000 | R$ 6.300 | R$ 12.300 | 14,9% | R$ 69.990 |
Comfort 1.0 Flex 12V Mec. | R$ 85.157 | R$ 85.590 | R$ 6.000 | R$ 2.000 | R$ 8.000 | 9,3% | R$ 77.590 | |
Limited 1.0 Flex 12V Mec. | R$ 92.890 | R$ 90.690 | R$ 5.000 | R$ 3.000 | R$ 8.000 | 8,8% | R$ 82.690 | |
Comfort 1.0 TGDI Flex 12V AT | R$ 96.363 | R$ 104.590 | R$ 2.000 | R$ 4.000 | R$ 6.000 | 5,7% | R$ 98.590 | |
Platinum 1.0 TB Flex 12V Aut. | R$ 108.024 | R$ 110.590 | R$ 2.000 | R$ 4.000 | R$ 6.000 | 5,4% | R$ 104.590 | |
Platinum Plus 1.0 TB Flex 12V Aut. | R$ 117.150 | R$ 119.590 | R$ 2.000 | R$ 4.000 | R$ 6.000 | 5,0% | R$ 113.590 | |
HB20S | Comfort 1.0 Flex 12V Mec. | R$ 88.839 | R$ 91.890 | R$ 5.000 | R$ 3.000 | R$ 8.000 | 8,7% | R$ 83.890 |
Limited 1.0 Flex 12V Mec. | R$ 94.477 | R$ 97.090 | R$ 5.000 | R$ 3.000 | R$ 8.000 | 8,2% | R$ 89.090 | |
Comfort 1.0 TB Flex 12V Aut. | R$ 108.174 | R$ 110.890 | R$ 2.000 | R$ 4.000 | R$ 6.000 | 5,4% | R$ 104.890 | |
Platinum 1.0 TB Flex 12V Aut. | R$ 114.661 | R$ 117.390 | R$ 2.000 | R$ 4.000 | R$ 6.000 | 5,1% | R$ 111.390 | |
Platinum Plus 1.0 TB Flex 12V Aut. | R$ 125.163 | R$ 126.590 | – | R$ 6.000 | R$ 6.000 | 4,7% | R$ 120.590 | |
Creta | Creta Comfort 1.0 TB 12V Flex Aut. | R$ 131.427 | R$ 132.890 | – | R$ 5.000 | R$ 5.000 | 3,8% | R$ 127.890 |
Creta Limited 1.0 TB 12V Flex Aut. | R$ 138.641 | R$ 143.890 | – | R$ 5.000 | R$ 5.000 | 3,5% | R$ 138.890 |
* Tabela Fipe de maio, de antes do anúncio do governo
Peugeot
Inicialmente, a Peugeot divulgou apenas as reduções nos preços de 2 versões do 208: a Like 1.0 manual e a Style 1.0 manual (que caíram R$ 7 mil e R$ 11 mil, respectivamente). No fim da tarde de quarta-feira (7), ela ampliou a lista para 10 versões de 3 modelos (208, 2008 e Partner Rapid).
Continua depois da publicidade
O seu modelo “de entrada” (o 208 Like) teve uma redução de 10% no preço sugerido e agora custa menos de R$ 63 mil. Já o 208 Style teve a maior redução absoluta (R$ 11 mil) e também relativa (12,6%) da marca.
A Peugeot diz que os preços já estão válidos para toda a sua rede de concessionárias do Brasil, via canal de vendas direta para pessoa física. Diz também que todas as versões do 208 e do 2008 têm taxa de juros zero se a compra for com 60% de entrada (os outros 40% são parcelados em até 24 prestações).
Veja todos os descontos na tabela abaixo:
Continua depois da publicidade
Carro | Versão | Tabela Fipe* | Preço sugerido anterior | Desconto total | Redução | Novo preço sugerido |
208 | Like 1.0 Flex 6V 5p Mec. | R$ 83.136 | R$ 69.990 | R$ 7.000 | 10,0% | R$ 62.990 |
Style 1.0 Flex 6V 5p Mec. | R$ 91.217 | R$ 86.990 | R$ 11.000 | 12,6% | R$ 75.990 | |
Active 1.6 Flex 16V 5p Aut. | R$ 100.374 | R$ 94.990 | R$ 6.800 | 7,2% | R$ 88.190 | |
Allure 1.6 Flex 16V 5p Aut. | R$ 104.906 | R$ 99.990 | R$ 9.000 | 9,0% | R$ 90.990 | |
Roadtrip 1.6 Flex 16V 5p Aut. | R$ 106.517 | R$ 101.990 | R$ 9.000 | 8,8% | R$ 92.990 | |
Griffe 1.6 Flex 16V 5p Aut. | R$ 114.576 | R$ 109.990 | R$ 6.800 | 6,2% | R$ 103.190 | |
2008 | Allure 1.6 Flex 16V 5p Aut. | R$ 107.257 | R$ 102.990 | R$ 4.000 | 3,9% | R$ 98.990 |
Style 1.6 Flex 16V 5p Aut. | R$ 113.457 | R$ 106.990 | R$ 4.000 | 3,7% | R$ 102.990 | |
Roadtrip 1.6 Flex 16V 5p Aut. | R$ 113.802 | R$ 107.990 | R$ 4.000 | 3,7% | R$ 103.990 | |
Partner Rapid | Business 1.4 Flex Mec. | R$ 101.622 | R$ 110.990 | R$ 4.000 | 3,6% | R$ 106.990 |
* Tabela Fipe de maio, de antes do anúncio do governo
Toyota
A Toyota tem apenas 4 versões que custam menos de R$ 120 mil e foi a montadora que apresentou os descontos mais “tímidos”. Isso porque o seu modelo mais barato (Yaris Hatch XL 1.5 automático) custa mais de R$ 90 mil e os descontos do governo foram de R$ 3 mil a R$ 4 mil.
Além disso, a Toyota não deu desconto adicional no preço dos seus veículos elegíveis — ao contrário da Hyundai e da Peugeot (e de outras montadoras). Assim, o desconto final para o consumidor caiu pouco: entre 2,7% e 4,1%. Veja na tabela abaixo:
Carro | Versão | Tabela Fipe | Preço sugerido anterior | Desconto do governo | Redução | Novo preço sugerido |
Yaris Hatch | XL 1.5 Flex 16V 5p Aut. | R$ 96.661 | R$ 97.990 | R$ 3.000 | 3,1% | R$ 94.990 |
XS 1.5 Flex 16V 5p Aut. | R$ 105.054 | R$ 109.290 | R$ 3.000 | 2,7% | R$ 106.290 | |
Yaris Sedan | XL 1.5 Flex 16V 4p Aut. | R$ 97.622 | R$ 97.990 | R$ 4.000 | 4,1% | R$ 93.990 |
XS 1.5 Flex 16V 4p Aut. | R$ 108.804 | R$ 112.790 | R$ 4.000 | 3,5% | R$ 108.790 |
* Tabela Fipe de maio, de antes do anúncio do governo
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.