InfoMoney Testou: Mini Cooper 5 portas traz experiência emocional para motorista

O veículo da montadora britânica conta com excelente motor e design encantador

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O Mini Cooper é um carro que chama atenção por onde passa. E não é por menos: seu design marcante faz com que seja um veículo desejado por muitas pessoas. Há algum tempo, a montadora britânica lançou a versão com quatro portas do carro, apresentada com o nome Mini Cooper 5 portas. O InfoMoney testou a versão S dele, com motor 2.0 e conta a seguir suas impressões.

Andar com esse carro na rua é ter a certeza que você será notado. O Mini chama atenção e sua beleza não se limita ao exterior. A cabine interna faz com que o motorista se sinta em um verdadeiro esportivo. Como se não bastasse a beleza estética prezada nos mínimos detalhes, o carro ainda conta com uma excelente central multimídia.

Entre os destaques no interior, fica o revestimento em couro dos bancos esportivos e o teto solar panorâmico elétrico, presente na versão S Top, a mais completa. Além disso, o volante conta com vários botões multifuncionais que vão desde limitador de velocidade e controle de cruzeiro, até ativação de sistema de comando de voz.

Continua depois da publicidade

No quesito de tecnologia, o carro não fica para trás. Entre os principais diferenciais, estão a opção de escolher de que maneira o carro deve se comportar. É possível escolher entre a “Mid”, que traz um comportamento mais balanceado, a “Green”, que privilegia a redução no consumo de combustível, ou a “Sport”, que prioriza a potência do motor e faz trocas de marchas em rotação mais alta.

A central multimídia também não deixa na mão. São tantas opções e possibilidades que é preciso um pouco de paciência do motorista para entender como usar as melhores funcionalidades dela. Mas, depois que está acostumado, o condutor consegue usá-la sem grandes dificuldades.

A performance do carro é um show à parte. O motor, com 192 cv de potência, responde tranquilamente o motorista até quando está no modo de economia de combustível e faz com que seja um ótimo passeio dirigir esse veículo na estrada. Ainda há a opção de transmissão manual com uso de paddle shift para o motorista que fizer questão de controlá-la.

Continua depois da publicidade

No entanto, não se engane: apesar de contar com quatro portas, o veículo não oferece um espaço confortável para seus ocupantes no banco de trás. Pessoas pequenas já reclamam do espaço atrás e para pessoas grandes fica mais difícil ainda. Esse não é um carro família. O porta-malas dele conta com apenas 211 litros de volume.

Mesmo assim, o grande pecado do Mini Cooper 5 portas fica com sua suspensão. Ela é muito dura e faz com que o motorista tenha surpresas nas esburacadas e desniveladas vias urbanas brasileiras. É preciso cuidado redobrado em valetas, buracos e lombadas.

A versão S do carro sai por R$ 130.950, enquanto que a versão S Top fica em R$ 147.950. O preço, salgado, faz com que essa seja uma compra muito mais emocional do que racional. O Mini Cooper seduz seu comprador com charme, tradição, design, luxo e um excelente motor. Não por seu preço.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.