iOS x Android: conheça os prós e contras de cada sistema operacional

A escolha fica a seu critério!

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Dois impérios da tecnologia. Dois sistemas operacionais e uma batalha que já dura cerca de sete anos para ver quem é o melhor. Android ou iOS? Separados por 14 categorias aqui estão os prós e contras de cada sistema, de acordo com os sites CNN e PCAdvisor

Preço

O iOS se consagra cada vez mais com os modelos de iPhones e iPads, no entanto o preço é o ponto negativo. É consideravelmente mais caro. E os modelos não variam muito, nem no design nem na interface.

Continua depois da publicidade

Já o Android, que representa dois terços dos telefones vendidos este ano, é mais acessível e oferece uma variedade maior de opções de modelos, preços e marcas.

Tela de acesso

O Touch ID do iPhone para desbloquear a tela facilita o acesso já que não é preciso digitar a senha, agilizando o processo de desbloqueio. Sem contar que a velocidade da segunda geração do recurso, que lê a sua impressão digital e desbloqueia o telefone antes mesmo de ver as notificações, é mais rápida.

Continua depois da publicidade

Alguns modelos de Android têm algo parecido como o reconhecimento facial, o Smart Lock, mas é uma opção menos segura que a biométrica, de acordo com o CNN.

Chamadas

Os contatos ”favoritos” estão melhores organizados no display do Android. As pessoas para quem você mais liga aparecem primeiro de forma mais eficaz que no conrrente, além das fotos serem maiores. Porém o recurso do FaceTime faz com que o iOS passe na frente sendo um diferencial, já que é além de falar é possível ver a pessoa. 

Continua depois da publicidade

Foto e vídeo

A qualidade da camêra de ambos os sistemas são semelhantes.

No iOS, os atos de focar e apertar o disparador são rápidos e confiáveis, e, somados à simplicidade do app, tornam essa experiência a mais tranquila.

Continua depois da publicidade

O recurso “Memórias” do iOS permite que você se lembre de eventos e até mesmo apenas um resumo da semana, mês ou ano. Ele faz automaticamente fazer vídeos curtos, compartilháveis que são úteis para enviar à família e aos amigos.

Já no android a velocidade do acesso à câmera, feito com dois toques no botão Home, ao foco e disparo, dois pontos historicamente problemáticos no Android, nessa atualização, chegaram a um patamar onde não atrapalham.

Teclado

Continua depois da publicidade

O teclado do Android foi melhor classificado devido ao fato das pontuações (ponto final, vírgula) estarem no mesmo display das letras, o que facilita o uso.

Organização dos aplicativos na tela

A loja de aplicativos de ambos os sistemas são boas e oferecem grande variedade. No entanto, a organização no display do Android é superior, dando a possibilidade de deixar os apps mais usados pelo usuário na home e os menos usados podem ficar no menu. Já no iOS todos os aplicativos ficam nas várias páginas iniciais possíveis. 

E-mail

Apesar do Android usar o gmail como e-mail único, e caso você não tenha o gmail isso pode ser bem ruim, o design das mensagens que chegam é mais claro divido em cores e para mudar de contas é bem mais fácil, podendo manter gravado mais de uma conta do Google.

GPS Google

Ambos os sistemas têm acesso ao Google maps, porém a Siri não tem compatibilidade com o navegador, dificultando comandos por voz.

Contatos

A página de contatos do Android é  mais fácil de navegar e as fotos são maiores o que facilita para identificar as pessoas e fazer ligações. Por outro lado, o iPhone sincroniza automaticamente os contatos e do Facebook e outras redes sociais.

Assistente pessoal de voz

O assistente de voz do Android funciona off-line. Mas a Siri, do iOS, consegue reconhecer uma linguagem natural um pouco melhor do que o concorrente, sem contar a personalidade mais interativa com o usuário.

SMS

O recurso do iMessage possibilita o envio de mensagens de texto de voz grátis para outros usuários iOS, inclusive do Mac. O Hangouts parece estar em progresso ainda, quando comparado com o serviço do iMessage.

Sincronização

Algo importante que diferencia os sistemas é a exclusividade da do iOS já que alguns aplicativos não liberados para Android e vice-versa. Isso acontece para músicas também, você tem que confiar no iTunes para tudo, como transferir músicas, vídeos e outros arquivos para o computador. O sistema Android nesse sentido é mais universal. 

Interface

A principal diferença entre as interfaces Android iOS e é a navegação. O iOS obriga a manter todos os seus apps nas telas iniciais. Você pode colocá-los em pastas, mas todos eles devem estar em páginas de início.

Já no Android os aplicativos vivem em pastas do celular do app – o ícone circular branco com pequenos quadrados pretos. Você pode colocar atalhos através de múltiplas telas iniciais, mas se você quiser uma tela de casa limpa, com apenas alguns ícones na parte inferior, você pode. 

No entanto, por ser mais simples e organizada a interface da Apple cativa todos os usuários que a utilizam por ser simples de mexer. 

Segurança

Considerando a quantidade de ameaças existentes nas duas plataformas, o iOS leva vantagem sendo mais seguro. Isso porque a porcentagem de malware (vírus) direcioandos ao Android é muito maior, segundo um estudo feito pelo Symantec, devido justamente à sua popularidade mundial.

Sem contar que a Apple controla rigorosamente os apps disponíveis na App Store, examinando e investigando todos os apps para evitar a entrada de malware, segundo o site PCAdivisor. 

No entanto, um único malware para iOS pode causar os mesmos danos que milhares de imitações de ameaças podem impor ao Android. Ambas as plataformas correm os mesmos riscos de engenharia social, aquelas em que os hackers usam métodos mais pessoais para roubar seus logins e dados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.