Itaú BBA usa Palmeiras x Corinthians para demonstrar importância do Sócio Torcedor

Público no estádio varia conforme o desempenho do clube no campeonato, mas bons programas de fidelidade fazem a diferença

Paula Zogbi

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SÃO PAULO – Mesmo com bons programas de fidelidade, o bom desempenho – e a consequente chance de vencer um campeonato – é o principal fator determinante de público nos estádios de futebol brasileiros. É o que demonstra a pesquisa “Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol Brasileiros – Pré-Temporada 2016”, realizada pelo Itaú BBA.

Para chegar a essa conclusão, o Superintendente de Crédito Cesar Grafietti, responsável pelo estudo, comparou Corinthians, time campeão do Campeonato Brasileiro do ano passado, e Palmeiras, seu rival histórico.

“No início do Campeonato o Palmeiras apresentava maior Público e maior Taxa de Ocupação, motivados pelo Estádio novo, pelo bom desempenho no Campeonato Paulista. Já no Corinthians a eliminação da Libertadores e a venda de alguns atletas importantes parecia desmotivar os torcedores. Com o passar do Campeonato nota-se claramente uma inversão das curvas, uma vez que um estava pronto a ser Campeão enquanto o outro já não almejava nada no Campeonato. Naturalmente que o Palmeiras apresentou ótimos Públicos na Copa do Brasil, onde foi Campeão, mas o fato é que no Brasileiro não bastou o charme e a qualidade do novo estádio”, diz o texto do estudo.

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A taxa de ocupação dos jogos do Palmeiras, que chegou a quase 90% no 9º jogo como mandante, caiu para menos de 40% no último. Já a do Corinthians, que começou em 40% no primeiro jogo, passava de 90% nas 4 rodadas finais.

O Tícket Médio é o que mostra a importância do Sócio Torcedor. De acordo com o estudo, “para o Clube a Receita do Sócio Torcedor ocorre independente dele ir ao estádio. Ao ir ao estádio ele materializa sua mensalidade. O Torcedor Avulso, por não garantir a renda mensal ao clube é quem paga um ‘ágio’ para acompanhar seu time”. Isso porque “o Ticket Médio do Sócio Torcedor é substancialmente menor que o do Torcedor Avulso. Desta forma, na comparação, mesmo o Corinthians tendo um Público maior (no final do campeonato), o Ticket Médio é igual ou inferior ao do Palmeiras, que proporcionalmente teve cargas maiores de Torcedores Avulsos”.

Em dezembro do ano passado, o Corinthians ultrapassou Palmeiras e Internacional – que segurava a primeira posição desde meados de 2013 – em número de signatários de programas de sócio torcedor. Na data da contagem, o programa Fiel Torcedor contava com 135.166 adeptos; o Avanti com 126.903 e o programa do Colorado tinha 112.756 adimplentes.

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Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney