Mais agressiva, Audi desafia liderança da BMW no segmento de carros de luxo

A montadora terá como alvo compradores de carros grandes, com uma versão reformulada do Q7, seu SUV de US$ 48.300, e com o primeiro carro esportivo elétrico da Audi

Bloomberg

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SÃO PAULO – A Audi dará início a um dos mais agressivos biênios de incremento no número de modelos dentro da indústria de carros de luxo no Salão do Automóvel de Detroit em um momento em que a marca alemã se aproxima da BMW.

Após diminuir a diferença com a líder BMW no ano passado, a Audi terá como alvo, em Detroit, os compradores de carros grandes, com uma versão reformulada do Q7, seu SUV de US$ 48.300. Também virá neste ano o primeiro carro esportivo elétrico da Audi para os fãs de tecnologia e velocidade.

“O mais impressionante cronograma de lançamentos dos próximos dois anos provavelmente será o da Audi”, disse Jochen Gehrke, analista do Deutsche Bank em Frankfurt, em uma nota.

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A Audi disse no mês passado que investirá 24 bilhões de euros (US$ 28,3 bilhões) em tecnologia e produção nos próximos cinco anos. A maior parte do dinheiro será destinada à expansão de sua linha de montagem dos atuais 50 para 60 carros. O objetivo da Audi é tirar o primeiro lugar no mercado de carros de luxo da BMW até 2020, em uma disputa que também inclui a Mercedes-Benz, outra marca alemã que declarou a mesma ambição.

A concorrência surge em meio a um período positivo para as marcas de luxo. A Porsche e a Bentley, irmãs mais caras da Audi que também são unidades da Volkswagen, viram as vendas alcançarem altas históricas no ano passado. A Rolls-Royce, uma unidade da BMW, também registrou um recorde.

O impulso da Audi pode não ser suficiente para roubar o posto da BMW. A marca de mesmo nome da empresa com sede em Munique provavelmente venderá 2,22 milhões de carros em 2020, contra 2,1 milhões da Audi e 1,95 milhão da Mercedes, unidade de carros de luxo da Daimler, segundo estimativas da IHS Automotive.

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A BMW vendeu 42.600 veículos a mais que a Audi nos 11 primeiros meses de 2014, contra 54.600 a mais um ano antes.

“O Q7 da segunda geração é, claramente, um modelo enormemente importante em termos de estratégia da Audi para o segmento de SUVs – com o modelo competindo ombro a ombro com o BMW X5 e com o Mercedes-Benz Classe M”, disse Tim Urquhart, analista da IHS Automotive em Londres. “O novo carro parece muito mais afiado”.

Empurrado por 333 cavalos, o Q7 atualizado pode atingir 100 quilômetros por hora em apenas 6,1 segundos. O carro será até 325 quilos mais leve que o modelo atual, reduzindo o consumo de combustível em cerca de um quarto. O interior oferece mais espaço, com a opção de adicionar dois assentos dobráveis para crianças em uma terceira fileira para acomodar até sete passageiros.

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Para salvaguardar seu prestígio de fabricante de carros esportivos ao mesmo tempo em que expande seu leque de SUVs, a Audi retomou o desenvolvimento de um carro esportivo movido a bateria no ano passado.

A empresa alemã precisa recuperar o tempo perdido depois que a nova concorrente Tesla Motors conquistou o mercado de carros elétricos de luxo com seu Model S e que a BMW lançou o carro esportivo híbrido plug-in i8 no ano passado. Isso provocou preocupações na empresa-mãe VW de que a expansão global da Audi pode perder força.

A resposta da Audi, que deverá ser lançada no final deste ano, fez parte de uma reformulação de seu cupê e roadster de dois assentos R8, vendido a US$ 115.900. O R8 elétrico terá uma nova tecnologia de bateria.

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O alcance do carro será de “significativamente mais que o dobro” dos 214 quilômetros do protótipo, disse Markus Enzinger, chefe de desenvolvimento do sistema de transmissão elétrico da Audi, na Dialoge, a revista interna da empresa. Poderá superar o alcance de 424 quilômetros do Model S, da Tesla.

O novo SUV da Audi disputará as atenções no salão de Detroit, formalmente chamado de Salão Internacional do Automóvel Norte-Americano, com dezenas de novos carros de marcas de luxo e populares. Entre os destaques deste ano estarão reformulações da picape média Toyota Tacoma, do truck full-size Nissan Titan e do híbrido plug-in Chevrolet Volt. A Mercedes exibirá uma versão plug-in de seu Classe C popular e a Hyundai Motor Co. fará o mesmo com seu sedã Sonata.

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