No primeiro semestre, 24 milhões de CDs e DVDs piratas foram apreendidos

Segundo a APCM, a região Sul liderou o ranking, com quase 11,644 milhões de mídias piratas apreendidas no período

Camila F. de Mendonça

Publicidade

SÃO PAULO – Mais de 24 milhões de CDs e DVDs falsificados foram apreendidos no primeiro semestre deste ano. O número é 13% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas mais de 21,88 milhões de mídias piratas e virgens.

De acordo com a APCM (Associação Antipirataria Cinema e Música), as 1.463 operações realizadas no período apreenderam 7,1 milhões de DVDs de filmes, número duas vezes maior que o registrado nos primeiros seis meses de 2008.

“O maior desafio agora e prioridade do Conselho Nacional de Combate à Pirataria é o trabalho na vertente educativa, cujos efeitos só poderão ser notados a longo prazo”, comenta o coordenador jurídico da Associação, Tiago Sayão de Aguiar.

Continua depois da publicidade

Sul lidera o ranking da pirataria

Segundo os dados da APCM, na região Sul, foram apreendidas quase 11,644 milhões de mídias piratas, sendo esta a região onde ocorreram mais apreensões nos primeiros seis meses do ano. O Sudeste vem em segundo lugar no ranking, com pouco mais de 8,811 milhões de CDs e DVDs piratas.

No Centro-Oeste, pouco mais de 2,511 milhões de mídias foram apreendidas, ao passo que na região Nordeste foram mais 1,316 milhão, número que fez a região ficar em quarto lugar. A região Norte ficou no quinto e último lugar do ranking, com 391.469 mídias piratas apreendidas no primeiro semestre deste ano.

Pirataria consome setores fonográfico e audiovisual

Nos últimos anos, o setor fonográfico causou a perda de 80 mil empregos formais e uma queda de 50% do faturamento. Isso porque 48% do mercado fonográfico foi tomado pela pirataria, fazendo com que 3,5 mil pontos-de-vendas legalizados fossem fechados em todo o país.

Continua depois da publicidade

Dos DVDs comercializados, 59% são piratas. A Associação aponta que tal comercialização fez com que os estúdios deixassem de ganhar US$ 1 bilhão na América Latina.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.