Publicidade
SÃO PAULO – Um total de 297.396 CDs piratas de programas de computadores foram apreendidos em novembro deste ano, em 51 ações realizadas nos principais centros comerciais do Brasil, segundo dados divulgados pela Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software) e pela ESA (Entertainment Software Association) nesta segunda-feira (19).
As operações representam um aumento de 114,46%, frente as 138.926 unidades apreendidas em novembro de 2010. Com relação a outubro deste ano, as apreensões representam uma queda de 43,31%, do total de 525.525 CDs apreendidos.
Centros urbanos
As operações foram realizadas em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná. Só no Rio de Janeiro foram apreendidas 256.393 mídias piratas, o que representa o segundo recorde das apreensões já realizadas no estado carioca este ano.
Continua depois da publicidade
Na sequência, vieram Foz do Iguaçu (Paraná), com 30.354 unidades, e São Paulo, com 11.189 unidades apreendidas.
“Em 2011 temos conquistados resultados cada vez melhores no combate à pirataria de software, e isso é resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelas diversas esferas da polícia e a maior conscientização da população”, explica Rodrigo Paiva, coordenador do GT, Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da Abes.
Prejuízos
As apreensões feitas em novembro representam perda de cerca de R$ 18 milhões em arrecadações e um prejuízo de aproximadamente R$ 62 milhões para o setor.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.