Oito suspeitos de associação com terrorismo são denunciados à Justiça

Todos os denunciados estão temporariamente presos na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), segundo a Folha de S. Paulo

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Os integrantes de um grupo suspeito de planejar um atentado terrorista durante os Jogos Olímpicos da Rio-2016, investigados na Operação Hashtag, foram denunciados à Justiça Federal do Paraná nesta sexta-feira (16). A acusação, segundo a Folha de S. Paulo, é de promoção de organização terrorista e associação criminosa.

Todos os oito integrantes denunciados estão temporariamente presos na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS). Deles, cinco também foram denunciados por incentivo de crianças e adolescentes à prática de crimes e um deles de recrutamento para organização terrorista.

Antes das Olimpíadas, o grupo discutia pelo aplicativo Telegram e por e-mail planos de ataque no Rio de Janeiro, entre eles a contaminação de uma estação de abastecimento de água e até o uso de armas químicas. Eles começaram a ser monitorados pela PF em março após a mesma receber um alerta do FBI.

Continua depois da publicidade

Desde que a Operação Hashtag foi iniciada, entre julho e agosto, todos os investigados estão temporariamente presos. As prisões foram baseadas na Lei Antiterrorismo, sancionada no início do ano.

Essas foram as primeiras detenções no Brasil por suspeita de ligação com o Estado Islâmico.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.