O carro a combustão (movido a etanol, gasolina ou ambos) mais econômico do Brasil é o Renault Kwid, segundo ranking do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da Conpet, a responsável pela etiquetagem do consumo dos veículos.
No estudo, o Renault Kwid apresentou um consumo energético de 1,36 megajoules por quilômetro (MJ/km). Quanto menor é este valor, menos é o gasto que o veículo tem para se deslocar.
Por que essa informação é relevante? Conseguir pagar por um carro zero km tem sido, no Brasil, um privilégio para um grupo cada vez mais reduzido de consumidores.
Levantamento da consultoria automotiva Jato Dynamics mostra que o preço médio de um veículo novo no país subiu 16,4% em 2022 e atingiu R$ 130.851,12. Para economizar, a opção é escolher um modelo de carro que consuma menos combustível e seja mais eficiente.
Até porque o preço dos combustíveis é outro componente que pesa no orçamento das famílias. Nos primeiros dias de fevereiro, o preço da gasolina comercializada nos postos de combustíveis do país subiu 1,56%, na comparação com janeiro, e fechou o período com o valor médio de R$ 5,40 por litro, segundo levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL).
Os patamares de preço médio do etanol hidratado também subiram em 9 estados e no Distrito Federal na segunda semana de fevereiro, chegando a R$ 6,49 no Rio Grande do Sul, de acordo com dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Saber quais são os carros mais econômicos do país é mais um fator que o consumidor tem a mão para incluir na tomada de decisão. O levantamento do Inmetro é conhecido por “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV)” e divulgado há 15 anos, sempre no início de fevereiro.
Nesta edição do estudo são 747 modelos e suas versões. Do total de carros analisados, 271 são flex, 241 são a gasolina, 166 a diesel, 134 híbridos, 68 modelos são elétricos (VE), e 49 Plug-in híbrido (VEHP).
Confira 10 modelos flex a combustão mais econômicos do país, segundo o estudo:
Marca |
Modelo |
Versão |
Motor |
Autonomia Urbana Etanol (km/l) |
Autonomia Urbana Gasolina (km/l) |
Autonomia Estrada Etanol (km/l) |
Autonomia Estrada Gasolina (km/l) |
Consumo energético (MJ/km) |
Renault |
Kwid |
Zen/Intense |
1.0 – 12V |
10,8 |
15,3 |
11,0 |
15,7 |
1,36 |
Peugeot |
208 |
LIKE MT |
1.0 – 6V |
10,4 |
14,7 |
11,3 |
16,3 |
1,37 |
Chevrolet |
Onix Plus |
10 MT LT |
1.0 – 12V |
9,5 |
13,6 |
12,4 |
17,5 |
1,40 |
VW |
Polo |
TSI Manual |
1.0 – 12V |
9,6 |
14,0 |
11,5 |
16,4 |
1,42 |
Fiat |
Cronos |
Drive |
1.0 – 6V |
9,9 |
14,0 |
11,4 |
16,1 |
1,42 |
Fiat |
Mobi |
Easy |
1.0 – 8V |
9,8 |
14,2 |
11,0 |
15,5 |
1,44 |
Chevrolet |
Onix Plus |
10 T MT |
1.0 Turbo |
9,3 |
13,4 |
11,8 |
16,9 |
1,44 |
Chevrolet |
Onix |
10MT HB |
1.0 -12V |
9,4 |
13,3 |
11,6 |
16,6 |
1,45 |
VW |
Voyage |
MPI |
1.0 – 12V |
9,5 |
13,8 |
10,9 |
15,6 |
1,47 |
Renault |
Sandero |
Life/ Sedition |
1.0 – 12V |
10,0 |
13,9 |
10,2 |
14,7 |
1,48 |