Publicidade
O preço médio do etanol hidratado caiu mais que o da gasolina, segundo o balanço semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em postos de todo o país, e biocombustível está mais vantajoso que o derivado do petróleo em dois estados.
Enquanto o preço médio do etanol caiu 2,44% na semana, o da gasolina caiu apenas 0,5%. A retração foi “tímida” apesar de a Petrobras (PETR3;PETR4) ter cortado o preço do derivado do petróleo em mais de 12% nas refinarias, na terça-feira (16), mas o desconto não chegou na bomba aos consumidores.
Com isso, o etanol ficou competitivo em relação à gasolina no Amazonas e em Mato Grosso na semana passada (entre 14 e 20 de maio). Nos demais estados e no Distrito Federal, continua mais vantajoso abastecer o carro com a gasolina.
Continua depois da publicidade
Na média dos postos pesquisados pela ANP, o etanol está com paridade de 73,08% ante a gasolina. No Amazonas a paridade estava em 69,97% e em Mato Grosso, em 68,18%.
Executivos do setor dizem que o biocombustível pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo.
(Com Estadão Conteúdo)
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.