Proteste analisa 6 sites de reserva de hospedagem para você escolher a melhor opção

As agências de viagem encontraram na internet e em aplicativos, formas de oferecer um serviço cada vez mais especializado para seus clientes 

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – Cada vez mais as pessoas buscam praticidade no dia a dia – e também na hora de programar as férias. Por isso, sites de reservas de hospedagem estão bastante em alta e oferecem de hostels a hotéis luxuosos, além de opções em casas. A Proteste, associação de consumidores, fez uma análise de seis sites desse tipo para que cada consumidor possa optar pelo que melhor se encaixa com seus objetivos. 

A associação alerta o consumidor para que se certifique sobre todas as regras de locação, antes de fechar a reserva, para que não tenha surpresas desagradáveis caso a viagem não saia como planejado.

No geral, antes de tudo, o consumidor precisa escolher o lugar de destino, sua data de entrada e de saída e também a quantidade de quartos. Em casas e hostels, o viajante precisa especificar o tipo de acomodação desejada.

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Em seguida, o site sugere uma grande lista com opções de hospedagem, mas antes de escolher, é necessário analisar qual o melhor pacote, a forma de pagamento e às políticas de cancelamento.

Confira a análise feita:

Booking.com: Oferece uma grande variedade de preços de hospedagem e conta com campings, hotéis, pousadas, albergues, casas e adicionais como cama e café. O site de reservas está presente em mais de 220 países e oferece mais de 28 milhões de anúncios. Assim que o viajante insere os dados, o site mostra avaliações de outros hóspedes sobre conforto, limpeza, café da manhã e Wi-Fi.

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O Booking não cobra taxas adicionais à tarifa ou reserva, mas algumas locações podem pedir dados do cartão de crédito, onde é feita uma cobrança de pré-autorização, que bloqueia o cartão temporariamente em um valor aproximado ao total da reserva. O valor é desbloqueado quando o pagamento acontece.  Para que o cancelamento da hospedagem seja gratuito ele precisa ser feito em até 48h antes da data de check-in.

O site oferece programas como “Indique amigos e Ganhe” e “Genius”. O usuário recebe R$59 ao indicar um amigo e caso ele se hospede através do site, recebe mais R$59 de bônus na plataforma. No Genius, viajantes frequentemente ganham descontos nas tarifas.

Hostelworld: O site conta com locações de hotéis e pousadas, porém é especializado na reserva de albergues, com mais de 10 mil propriedades disponíveis em 155 países. O site conta com os filtros convencionais de busca e pagamento e também precisa de dados do cartão de crédito, débito ou da conta do PayPal do usuário.

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Para reservar, é necessário efetuar um depósito de 10% do valor total da hospedagem, mais uma taxa de U$ 2, caso não seja cadastrado na plataforma. O restante deve ser pago direto à hospedagem.

Quando as reservas são feitas no cartão de débito ou Paypal precisam ser confirmadas com 24 horas de antecedência a chegada no local. As tarifas cobradas pelas acomodações podem ser oferecidas com o cancelamento gratuito, reembolsável ou não reembolsável.

O cliente, ao informar um problema, recebe do Hostelworld.com o valor do depósito ou um crédito de U$ 50 pelo inconveniente, que pode ser usado como um voucher para futuras reservas na plataforma.

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Airbnb: Presente em mais de 191 países, conta com acomodações em casas e é o canal entre os usuários e os anfitriões. Para cadastrar a residência é necessário cumprir com quesitos básicos definidos pelo Airbnb, que garantem segurança, hospitalidade e responsabilidade. É possível filtrar pelo idioma do anfitrião e pela possibilidade de cancelamento gratuito. Ainda é possível conversar diretamente com o proprietário, ver a classificação da estadia e ler os comentários de outros hóspedes.

As formas de pagamento são negociadas diretamente entre o hóspede e o anfitrião e existem taxas de limpeza e de serviços, cobrado pela plataforma e que variam de 0% a 20% do subtotal da reserva. Quando a moeda é diferente da local, pode ser cobrada taxa de câmbio, e o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) em países da União Europeia, Suíça, Noruega, Islândia, África do Sul e Japão.

As políticas de cancelamento podem ser flexíveis, moderadas ou rigorosas, de acordo com o proprietário. Uma vantagem é que o viajante ao indicar um amigo recebe créditos de R$ 50 para utilizar em viagens futuras.

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Alugue Temporada: Conta com mais de um milhão de anúncios pelo mundo e oferece locação de imóveis por temporada aos usuários cadastrados. O usuário pode enviar mensagens diretamente ao proprietário, ou solicitar cotações por e-mail. As respostas chegam em até 48 horas e o administrador tem liberdade para negociar formas de pagamento, e a política de cancelamento. Os hóspedes contam com um sistema de avaliação mútua onde dão notas sobre os imóveis, mas também são avaliadas pelos proprietários.

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Homestay: Um site presente em mais de 150 países, conta com imóveis onde os proprietários moram no local. Para escolher o local, o usuário conta com filtros como distância do centro, serviços como refeição ou acesso à cozinha, o perfil da pessoa escolhida pelo anfitrião e passatempos oferecidos. O usuário entra em contato com o anfitrião por meio de um formulário online para verificar a disponibilidade. Os anfitriões têm até 36 horas para responder para a solicitação não ser cancelada. 

A taxa de serviço, no valor de 15% do valor da reserva, não é reembolsável. Os outros 85% são pagos diretamente aos anfitriões, na chegada ou antecipadamente. Em casos de cancelamento o valor só será devolvido se o pedido for feito até sete dias antes da reserva. Ao indicar um amigo o usuário recebe € 20, cerca de R$ 87, de crédito e o amigo € 80, cerca de R$ 347, na reserva.

Hoteis.com: A plataforma conta com mais de 297 mil estabelecimentos ao redor do mundo, de hotéis independentes, cadeias de hotéis, albergues e alojamentos locais. As tarifas são pós ou pré-pagas. O cancelamento pode ser gratuito caso feito com 24 horas de antecedência a data de check-in, sem pagar nada. Porém depois deste prazo é necessário pagar o valor da diária. Se o hóspede não comparecer, não há reembolso.

O diferencial do site é o programa de fidelidade, onde existem preços secretos, com tarifas de até 50% de desconto. Ao escolher uma hospedagem de dez dias o usuário ganha uma diária grátis para ser utilizada na próxima reserva. O Hoteis.com conta com o Preços Plus, onde o consumidor é reembolsado caso encontre um preço menor para a mesma estadia.

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.