Restaurante em Veneza cobra 1.100 euros por refeição em “golpe” contra turistas

Os quatro turistas japoneses envolvidos no caso denunciaram o restaurante às autoridades

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O restaurante italiano Osteria da Luca, em Veneza, se envolveu em uma polêmica no último dia 19: quatro turistas japoneses de férias na cidade alegam que o estabelecimento cobrou 1.100 euros, equivalente a R$ 4.345 reais, por quatro bifes, um prato de peixe frito, água e o serviço.

De acordo com o jornal The Guardian, eles chegaram a pagar a conta do restaurante, mas assim que chegaram em Bolonha, cidade onde estudam, o denunciaram à polícia local.

Outras três mulheres do mesmo grupo de turistas ainda relataram que “suspeitaram” que poderiam ser alvos de um golpe do restaurante assim que chegaram e decidiram ir a outro, o Trattoría Casanova. Entretanto, os preços praticados neste local também foram muito maiores que a média: 350 euros por três pratos de massa.

Continua depois da publicidade

Depois da denúncia, ambos os estabelecimentos foram inspecionados e o Osteria de Luca acabou sendo multado em 20 mil euros por falhas na saúde, segurança e higiene alimentar e também infrações comerciais. O Trattoria Casanova, segundo o La Nuova Venezia, não apresentou irregularidades.

O motivo das cobranças de preço extorsivo podem ser “justificadas”, de acordo com Marco Gasparinetti, porta-voz da plataforma de direitos humanos Grupo 25 de Abril, pela proximidade do Carnaval de Veneza, uma das celebrações mais tradicionais e famosas da cidade que acontece em já em fevereiro.

Ainda segundo Gasparinetti, este não é o primeiro caso de golpe praticado por restaurantes contra turistas – pelo contrário: está cada vez mais comum em Veneza.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.