Publicidade
SÃO PAULO – A venda de veículos registrou queda de 10,27% no mês passado, na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
De acordo com o economista especializado em varejo automotivo, Ayrton Fontes, a classe média, que antes movimentava o setor, agora sofre com as restrições de crédito para financiamentos de longo prazo, o que mudou o perfil dos grandes consumidores de automóveis.
Novo perfil
Segundo Fontes, as classes A e B passaram a ser os grandes consumidores de automóveis, porém, alterando o tipo de veículo comercializado, já que estes consumidores preferem carros mais sofisticados e equipados, com motorização de 2.0, que são vendidos com entrada de 50% do valor e com juros zero. “Para provar esta afirmação, basta observar a queda expressiva na venda de veículos 1.0 para menos de 40% do total de vendas, montante que representava 75% há cinco anos”, explica.
Continua depois da publicidade
De acordo com o economista, a venda de veículos para as classes A e B têm evitado uma queda ainda mais acentuada na comercialização de veículos.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.