Smartphone não fará com que usuário deixe de usar câmera digital, diz GFK

Câmeras digitais compactas de lente fixas, com preços abaixo de R$ 300 representam 36% das vendas no Brasil

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Ao contrário dos rumores de que os smartphones irão substituir as máquinas digitais, o mercado de máquinas fotográficas está em plena expansão, afirma o vice-presidente da GFK, Paulo Octávio.

“O mercado de máquinas fotográficas está em franca expansão e desenvolvimento. A fotografia passou de um mundo químico para o digital”, ressaltou Octávio.

De acordo o diretor de negócios da GFK, Alex Ivanov, o consumidor costuma utilizar o smartphone para fotografar situações casuais, mas a grande maioria ainda prefere a qualidade da máquina digital para fotografar, eventos, festa e viagens.

Continua depois da publicidade

O executivo ainda ressaltou que o custo de uma máquina digital com boa qualidade de imagem é bem menor que de um  celular com metade dos recursos de imagem. “Hoje poucos celulares possuem resolução superior a 8 MP (megapixels) e os que possuem custam mais de R$ 1.300. Já uma máquina digital com 14 MP custa, em média, R$ 394”, explica Ivanov.

Mercado
Segundo dados das GFK Ratil na Technology, o setor de câmeras digitais cresceu 22% no primeiro semestre de 2012. O crescimento aconteceu principalmente entre as câmaras digitais compactas com lentes fixas.

As que custam abaixo de R$ 300, já representam 36% do mercado, enquanto as profissionais somam 1% das vendas. As máquinas profissionais têm preço menos acessível, que varia de R$ 1.700 a R$ 2.500, o que dificultam as vendas.

Continua depois da publicidade

Novidades
A grande novidade do mercado de máquinas digitais são os aprelhos com recursos de captação de imagens 3D. Essas máquinas já representam 6% do mercado.

As máquinas com conectividade Wi-Fi, que permitem que usuários enviem fotos dos aparelhos direto para as redes sociais ainda não emplacaram no Brasil. As vendas deste modelo representam 0,3% do mercado.

TVs
O mercado de TVs de tela fina também está em expansão. No primeiro semestre de 2012 foram vendidas 5 milhões de aparelhos. Entre elas as de Led representam 55,3% do mercado e as de LCD 36,5%.

Continua depois da publicidade

As TVs de tubo ainda representam 7% do mercado, a expectativa é que em 2013, este modelo não seja comercializado. Entre o primeiro semestre de 2011 e 2012, o preço da TVs de Led e LCD apresentou queda de 25%.

Atualmente 20,3% das TVs vendidas no Brasil já possuem acesso a internet.

PhotoImage
Começou nesta terça-feira (14), em São Paulo, a PhotoImage Brazil, feira de profissionais do setor de fotografia e produção de vídeo. O evento, que ocorre até 16 de agosto, conta com estandes dos principais fabricantes de câmeras digitais e filmadoras do mundo, entre eles Canon, Nikon, Sony e FujiFilm.

Continua depois da publicidade

O evento que acontece no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte é fechado para profissionais do setor. A entrada é gratuita para os visitantes credenciados pelo site oficial ou que tenham convite impresso. Na porta do evento a inscrição custa R$ 55.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.