SP: intenção de compras e inadimplência avançam na primeira quinzena do mês

Consultas para compras a vista subiram mais do que as consultas para compras à prazo, aponta ACSP

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Na primeira quinzena de dezembro, a intenção de compras do consumidor na cidade de São Paulo avançou, ante o mesmo período do mês anterior, segundo revelam dados divulgados nesta sexta-feira (16) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

As consultas ao SCPC Cheque, que medem as compras à vista, registraram alta expressiva de 42,4% no período, enquanto o SCPC, indicador de compras a prazo, subiu 34,6%.

Na comparação com a primeira metade de dezembro do ano passado, houve alta de 1,9% no SCPC e estabilidade no SCPC Cheque.

Continua depois da publicidade

“As medidas monetárias e fiscais adotadas pelo governo começam a surtir efeito nas vendas de eletrodomésticos e esperamos que continuem a produzir resultados positivos em 2012”, explicou o presidente da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Rogério Amato.

Inadimplência
O balanço da ACSP mostra ainda alta de 1,8% no número de inadimplentes incluídos no cadastro do SCPC na primeira metade de dezembro, frente a igual período de 2010. Quando comparado com o mês de novembro deste ano, houve alta de 15,7%.

Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) cresceram 43,3% na comparação com dezembro de 2010. Já na comparação mensal o aumento foi de 24,1%, o que, segundo a ACSP, aponta que as campanhas de renegociação de dívidas promovidas pela Boa Vista Serviços e alguns segmentos do varejo já começam a surgir efeito.

Continua depois da publicidade

Prévia do balanço anual
Segundo a ACSP, em 2011 as consultas ao SCPC devem crescer 4,5% frente a 2010. Já as consultas ao SCPC/Cheque devem crescer cerca de 3,6%, na mesma base de comparação.

Com relação à inadimplência, estima-se que os registros recebidos devem crescer 11%, enquanto que os registros cancelados devem crescer um pouco menos (8,5%).

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.