SP: intenção de compras e inadimplência sobem na primeira quinzena do mês

Segundo dados da ACSP, alta é reflexo do aumento de vendas de artigos infantis e eletrônicos no Dia das Crianças

Welington Vital

Publicidade

SÃO PAULO – Na primeira quinzena de outubro, tanto a intenção de compras como a inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo apresentaram aumento nos registros, segundo revelam dados divulgados nesta segunda-feira (17) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

As consultas ao SCPC Cheque, que medem as compras à vista, subiram 4% nos primeiros 15 dias deste mês, ante igual período do ano passado. Já o SCPC, indicador de compras a prazo, apresentou alta de 3%. O aumento nas vendas nesta primeira quinzena é reflexo do aumento de venda de brinquedos, roupas infantis, jogos eletrônicos entre outros, impulsionado pelo Dia das Crianças.

Na comparação com a primeira metade de setembro, houve crescimento de 4,5% no SCPC e de 27,3% no SCPC/ Cheque.

Continua depois da publicidade

Após o Dia das Crianças as vendas enfraqueceram, mas segundo Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo, a queda não é preocupante. “A desaceleração das vendas após o Dia das Crianças não preocupa, pois as vendas se mantêm no campo positivo, em cima de uma base muito forte em 2010”, explica Amato.

Inadimplência
O balanço da ACSP mostra ainda alta de 9,8% no número de inadimplentes incluídos no cadastro do SCPC na primeira metade de outubro, frente a igual período de 2010. Quando comparado com o mês de setembro deste ano houve queda de 6%.

Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) cresceram menos (7,9%), na mesma base comparativa, o que reflete a continuidade da alta gradual dos atrasos nas compras parceladas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.