Talão de Zona Azul não será mais utilizado em SP a partir de segunda; entenda

Valor com folhas não utilizadas será reembolsado pela CET

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A partir da próxima segunda-feira (21), as folhas de talão do Zona Azul deixarão de ser utilizadas na capital paulista. Ao invés do papel, o usuário deverá utilizar aplicativos credenciados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em dispositivos móveis como smartphones e tablets ou então, se dirigir a pontos de venda cadastrados para adquirir o Cartão Azul Digital e pagar a tarifa para estacionar na cidade.

Implementada em julho de 2016, a cobrança por meio eletrônico funciona por meio de aplicativos em que o condutor informa a placa do veículo e o tempo que deseja comprar para permanecer estacionado no local. Dessa forma, não será mais necessário deixar nenhum tipo de comprovante no painel do veículo. Vale lembrar, que caso o período vença, o motorista poderá ainda renovar o crédito à distância, visto que os aplicativos emitem um alerta que avisa quando o tempo estiver expirando ou acabar.

De acordo com o CET, a fiscalização permanecerá a mesma, seguindo os critérios previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro. A única diferença, porém, é que o agente de campo deixará de fazer a leitura do cartão em papel e passará a consultar um banco de dados.

Continua depois da publicidade

“A consolidação do sistema digitalizado intensifica o combate à evasão de receita e à comercialização ilegal de Zona Azul, sendo também mais seguro para o usuário, já que deixa de ser necessário a utilização de dinheiro em espécie e oferece condições de ativação imediata, sem a necessidade de retornar ao veículo”, afirma a CET em comunicado.

Para quem possui folhas não utilizadas, a CET irá reembolsar cada uma pelo valor de R$ 4,50, entre os dias 21 de novembro e 30 de dezembro de 2016. Os interessados devem se dirigir à Gerência Comercial/CET, na Rua Senador Feijó, 143, 1º andar, Centro (próximo à Praça da Sé), das 8h às 17h de segunda a sexta feira. No ato da devolução, os talões e as folhas passarão por perícia para conferência de sua autenticidade.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.