USP sai do top 10 e brasileiras caem em ranking internacional de universidades

A USP era a única representante do país no ranking e estava em 9° lugar, mas caiu para a 13ª posição este ano

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Pela primeira vez desde 2014 o Brasil deixou de aparecer no top 10 das melhores universidades entre os países emergentes. O ranking é elaborado pela revista britânica Times Higher Education (THE), e as instituições brasileiras perderam posições este ano.

A Universidade de São Paulo (USP) era a única representante do país no ranking e estava em 9° lugar no ano passado, mas caiu para a 13ª posição este ano. A THE divulgou o primeiro ranking em 2013 quando a USP ficou em 11° lugar. Na edição seguinte em 2014 subiu uma posição e ficou em 10°.

No topo do ranking a China é representada pela Peking University e pela Tsinghua University, ambas em Beijing, em 1° e 2° lugar respectivamente. O país tem 52 universidades no ranking de um total de 300 e 6 delas estão entre as 10 primeiras.

Continua depois da publicidade

O estudo, este ano, conta com 25 universidades brasileiras no ranking. Depois da USP, aparecem a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) que caiu quatro posições e está em 28° lugar e a PUC-RIO (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) que está em 55°, mas caiu 12 posições.

Em seguida, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em 89ª posição que não estava no ranking em 2015 e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 117° lugar, sendo que em 2015 estava em 89° lugar.

Confira o ranking com as 15 melhores universidades, segundo a THE:

Continua depois da publicidade

Melhores Universidades 
Posição Instituição  País
Peking University China
Tsinghua University China
Lomonosov Moscow State University Rússia
University of Cape Town África do Sul
University of Science and Technology of China China
Fudan University China
Shanghai Jiao Tong University China
University of the Witwatersrand África do Sul
Zhejiang University China
10° National Taiwan University Taiwan 
11° Nanjing University China
12° Moscow Institute of Physics and Technology Rússia
13° Universidade de São Paulo Brasil
14° Indian Institute of Science Índia
15° Koç University Turquia

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.