Publicidade
O já fragilizado orçamento das famílias brasileiras exige economia — em tudo. Saber, por exemplo, sobre itens que gastam menos insumos torna-se uma tarefa fundamental para manter o equilíbrio das finanças. E uma das ferramentas que pode ajudar o consumidor neste processo é saber quais carros gastam menos combustível.
O preço médio da gasolina é um item que impacta o bolso: segundo a Petrobras, o litro do combustível está em R$ 5,74. Esse valor até deve baixar aos consumidores em breve, uma vez que o preço do produto foi reduzido às distribuidoras. Mas mesmo assim, o patamar ficará ainda elevado forçando malabarismos dos motoristas, como alterar o uso do carro com transporte público.
Por isso, a lista do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), com os veículos leves mais econômicos do mercado, pode ser um ponto de partida para a escolha do quatro rodas que não “bebe muito combustível” quando está em ação. O levantamento integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), com os carros autorizados a ter a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE).
Continua depois da publicidade
Os veículos passam por uma série de testes relacionados à operação, segurança e eficiência enérgética — esta última mede justamente o nível de economia de combustível. Para facilitar a compreensão do estudo, a reportagem do InfoMoney separou os veículos mais econômicos, segundo o Inmetro, por potência de motor.
Entre os com motor 1.0, o Peugeot 208 Like é o mais econômico. Já os com motor 1.4, o que menos gasta combustível é o Volkswagen Virtus. Outros modelos de outras fabricantes vão ganhando terreno nas categorias mais potentes: no grupo de motor 1.6 ganha a vez o Nissan Versa e, com 1.8 de potência, o Chevrolet Spin. A Toyota aparece como campeã na categoria 2.0 com o seu Corolla.
O ranking também lista os carros elétricos mais econômicos. O Dolphin, da chinesa BYD, foi considerado o mais econômico nos testes do Inmetro. A fabricante conseguiu estímulos fiscais do governo da Bahia e deve assumir em breve o complexo industrial em Camaçari (BA), que antes pertencia à montadora americana Ford. A companhia chinesa prevê investir cerca de R$ 3 bilhões em suas operações no Brasil.
Veja, a seguir, o ranking do Inmetro, separado por motor:
Tabela 1.0
| FABRICANTE | MODELO | POTÊNCIA | GASTO | 
| PEUGEOT | 208 (LIKE MT) | 1.0-6V | 1,37 MJ/km | 
| FIAT | MOBI (EASY) | 1.0-8v | 1,40MJ/km | 
| PEUGEOT | 208 (STYLE) | 1.0-6V | 1,47 MJ/km | 
| RENAULT | SANDERO (SEDTION BS, LIFE10MT, RLIN) | 1.0-12V | 1,48 MJ/km | 
| VOLKSWAGEN | GOL (MPI) | 1.0-12V | 1,49 MJ/km | 
| FIAT | MOBI (TREKKING, LIKE) | 1.0-8v | 1,50MJ/km | 
| HYUNDAI | HB20 | 1.0-12V ou 1.0-12V T | 1,52 MJ/km | 
| FIAT | ARGO (DRIVE) | 1.0-6V | 1,53 MJ/km | 
| FIAT | ARGO (DRIVE) | 1.3-8V | 1,54 MJ/km | 
Tabela 1.4
| FABRICANTE | MODELO | POTÊNCIA | GASTO | 
| VOLKSWAGEN | VIRTUS (GTS 250TSI AUTOMÁTICO) | 1.4-16V | 1,68 MJ/km | 
| VOLKSWAGEN | T-CROSS (HIGHLINE 250TSI AUTOMÁTICO) | 1.4-16V | 1,70 MJ/km | 
| VOLKSWAGEN | POLO (GTS 250TSI AUTOMÁTICO) | 1.4-16V | 1,72 MJ/km | 
| FIAT | STRADA (ENDURANCE CD, ENDURANCE CS) | 1.4-8V | 1,72 MJ/km | 
| VOLKSWAGEN | TAOS | 1.4-16V | 1,84 MJ/km | 
Tabela 1.6
| FABRICANTE | MODELO | POTÊNCIA | GASTO | 
| NISSAN | VERSA (SENSE, EXCLUSIVE , ACTIVE, ADVANCE) | 1.6-16V | 1,70 MJ/km | 
| CITROEN | C4 CACTUS (SHINE T) | 1.6 16V T | 1,73 MJ/km | 
| NISSAN | KICKS (SENSE, EXCLUSIVE , ACTIVE, ADVANCE, XPLAY) | 1.6-16V | 1,76 MJ/km | 
| VW | SAVEIRO (TRENDLINE SC, ROBUST SC) | 1.6-16V | 1,77 MJ/km | 
| RENAULT | SANDERO (SZE) | 1.6-16V | 1,80 MJ/km | 
| PEUGEOT | 208 (GRF THP AT, STYLE THP AT) | 1.6-16V T | 1,81 MJ/km | 
Tabela 1.8
| FABRICANTE | MODELO | POTÊNCIA | GASTO | 
| CHEVROLET | SPIN | 1.8L -8V | de 1,87 MJ/km até 2,02 MJ/km | 
Tabela 2.0
| FABRICANTE | MODELO | POTÊNCIA | GASTO | 
| TOYOTA | COROLLA (XEI 20, GLI 20, ALTIS 20, GRS) | 2.0-16V | 1,68 MJ/km | 
| TOYOTA | COROLLA CROSS (XR, XRE 20, GRS) | 2.0-16V | 1,76 MJ/km | 
| NISSAN | SENTRA (SENSE, EXCLUSIVE, ADVANCE) | 2.0-16V | 1,79 MJ/km | 
| HYUNDAI | CRETA (ULTIMATE, N LINE NIGHT) | 2.0-16V | 1,85 MJ/km | 
| BMW | 320i (GP FLEX, SPORT GP FLEX, M SPORT FLEX) | 2.0-16V | 1,86 MJ/km | 
| BMW | X1 (SDRIVE 20i XLINE) | 2.0-16V | 1,87 MJ/km | 
| MINI COOPER | JCW (HACTH 3P) | 2.0-16V | 1,88 MJ/km | 
Elétricos
A lista também traz carros elétricos. Abaixo, confira o ranking dos mais econômicos nesta categoria:
| FABRICANTE | MODELO | TIPO | GASTO | 
| BYD | DOLPHIN (GS 180 EV) | ELÉTRICO | 0,42 MJ/km | 
| RENAULT | E-KIWD (CARGO, INTENS) | ELÉTRICO | 0,44 MJ/km | 
| HYUNDAI | KONA EV | ELÉTRICO | 0,44 MJ/km | 
| FIAT | 500E (ICON) | ELÉTRICO | 0,46 MJ/km | 
| CHEVROLET | BOLT (LT, PRIMIER, EUV, EUV PRIMIER) | ELÉTRICO | 0,48 MJ/km | 
| CAOA CHERRY | ICAR EQ1 (TEC) | ELÉTRICO | 0,48 MJ/km | 
| PEUGEOT | E2008 (GT) | ELÉTRICO | 0,55 MJ/km | 
| BYD | D1 (GL 180 EV, GS 180 EV) | ELÉTRICO | 0,55 MJ/km | 
 
                            
