Vendas no varejo, tanto a prazo quanto à vista, mostram estabilidade

Resultado foi observado em outubro, na passagem anual; consumidores mostram cautela frente ao cenário externo

Viviam Klanfer Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – As vendas no varejo paulistano, tanto a prazo quanto à vista, mostraram estabilidade em outubro de 2011, na comparação com igual período de 2010, segundo revela a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Divulgados nesta terça-feira (1), os dados mostram que o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que mede a intenção de comprar a prazo, apresentou ligeira alta de 0,5% na passagem anual.

Já as consultas ao SCPC/Cheque, que sinalizam a intenção de comprar à vista, não apresentaram qualquer variação. Os dados da ACSP são baseados nas informações fornecidas por sua empresa Boa Vista Serviços, responsável por administrar o SCPC.

Continua depois da publicidade

Consumidor mostra cautela
“Essa desaceleração das vendas não pode ser vista como uma tendência, mas como uma cautela do consumidor diante de um cenário externo de incertezas. Ele deverá voltar às compras, pois continua confiante na manutenção do emprego e no futuro da nossa economia”, avaliou o presidente da ACSP, Rogério Amato.

Vale destacar ainda que as vendas de outubro foram comparadas com uma base muito forte de 2010, que foi o melhor dos últimos 10 anos. Na passagem mensal, ou seja, entre setembro e outubro desse ano, o SCPC mostrou alta de 1,4% e o SCPC/Cheque alta de 13,7%. Esse resultado é avaliado como sazonal, pois em setembro não teve nenhuma data comemorativa ou comercial.

Ainda, os registros recebidos de carnês em atraso cresceram 10,8% em outubro de 2011, comparados com igual período de 2010. Já os registros cancelados ou renegociações de crédito cresceram 7,1% na mesma base de comparação. O movimento sinaliza que a inadimplência continua num patamar mais elevado em relação a 2010, mas com tendência de queda para o final do ano, com a entrada do 13º salário na economia.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.