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SÃO PAULO – Está pensando em ir para Londres nas férias? É possível visitar durante a viagem o túmulo de Karl Marx, mas com uma condição: pagar 4 libras – ou cerca de R$23, de acordo com o Wall Street Journal.
O veículo entrevistou um ativista marxista que se recusou. “Pessoalmente, eu acho isso nojento”, disse Ben Gliniecki. Para ele, é uma ironia enorme e os capitalistas não têm limites para ganhar dinheiro às custas dos outros. Ficou sem visitar o túmulo do pensador que admira.
A ironia vem de antes: o próprio Marx resolveu comprar um terreno em um cemitério particular, ao invés de escolher uma das alternativas fornecidas pelo estado. Por isso, o estabelecimento está dentro do seu direito – e alega que a taxa é cobrada para subsidiar o espaço em que outras 170.000 pessoas estão enterradas.
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O Cemitério de Highgate, oficialmente chamado de Cemitério de St. James fica no norte da cidade de Londres, e recebe aproximadamente 200 visitantes por dia, normalmente. Quando criado, ele era conhecido como o mais bonito da cidade, um dos sete que as companhias privadas criaram para “desafogar” as opções estatais, nas áreas mais periféricas.
Mas o Highgate eventualmente também atingiu a capacidade máxima, e a fonte de renda secou. Em 1960, a companhia sofreu dificuldades financeiras e o cemitério passou a ser vandalizado – principalmente o túmulo do filósofo alemão.
Em 1975 foi criada uma associação para tentar impedir que isso ocorresse, os “Amigos do Highgate, que passou a cobrar as taxas – e eventualmente confrontar pessoas que eram contrárias a essa prática.
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Depois das eleições de setembro no país, as quais o admirador de Karl Marx Jeremy Corbyn, do partido trabalhista inglês, venceu, o número de simpatizantes e visitantes do local. E com isso o de críticos às práticas de cobrança. Mas nem todos os marxistas são contra as taxas.
Alex Gordon, diretor do Marx Memorial Library & Workers School, uma entidade que ajuda a manter o túmulo, afirma que “Marx acreditava que o trabalho deveria ser recompensado, não que seríamos capazes de atingir uma sociedade sem classes simplesmente nos recusando a pagar pelas coisas”.
Mas Gliniecki afirma que o estado têm a obrigação de cuidar de amenidades públicas, e se recusa a pagar pela visita. No Manifesto Comunista, ele lê: “não há outro vínculo entre dois homens do que o puro interesse próprio, o cruel ‘pagamento em dinheiro’”.
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