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SÃO PAULO – A Volkswagen anunciou que vai recomprar 194 veículos fabricados entre 2008 e 2017 dos respectivos donos. A empresa vai pagar os preços dos carros seguindo a Tabela Fipe (referência no mercado para preços de veículos usados) e depois vai desmontar cada um deles.
Os veículos foram montados sem o chamado registro de liberação, uma espécie de “currículo” do carro que mostra todas as peças do carro e cada detalhe da produção.
A grande diferença entre esse chamado e um recall comum, é que no segundo caso, geralmente os proprietários são chamados para a troca de uma peça em específico. Nesse caso, devido a falta do registro de liberação não se sabe quais ou quantas peças podem apresentar problemas, de acordo com as explicações da Volkswagen ao InfoMoney.
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Confira os chassis dos carros envolvidos:
Modelo | Ano-Modelo | Chassis não sequenciais |
Touareg | 2011, 2013 e 2015 |
WVGVE87P6BD004943 WVGVF87P7BD012000 WVGVF67P7DD011212 WVGVF67P0DD011214 WVGVF67P9FD000280 |
CC | 2013 e 2016 | WVWBC63C7DE519774 WVWBC63C2DE520427 WVWBC63C8DE521226 WVWBD63C2GE508067 |
Passat | 2013 | WVWMG83C7DP009759 WVWMG83C0DP010154 |
Passat Variant | 2013 | WVWRG83C6DE019104 |
Tiguan | 2013 e 2015 | WVGSV65N4DW014306 WVGSV65N3DW519611 WVGSV65NXFW016449 |
Golf | 2015, 2016 e 2017 |
FW094744 até H4000452 |
up! | 2014 | ET500039 até ET500077 |
Fox e CrossFox | 2015, 2016, 2017 e 2018 |
F4001762 até J4000040 |
Saveiro | 2009, 2015, 2017 e 2018 |
9P082682 até JP100759 |
Polo | 2009, 2010, 2011 e 2014 |
9BWAB49N69P019666 9BWAB49N79P020017 9BWAE49N8AP000001 9BWDB49N0BP000002 9BWAB49N5EP000004 |
Polo Sedan | 2009 e 2014 | 9BWJB49NX8P038428 9BWJB49N28P038679 9BWDE49N79P000015 9BWDB49N7EP000003 |
Gol | 2010, 2011, 2014 e 2016 |
AP012368 até GP185049 |
Parati | 2009 e 2011 | 9BWGB45W69P083389 9BWGB05W3BP000001 9BWGB05W0BP025342 |
Voyage | 2010 | 9BWDB05U0AT034050 9BWDA45U5AT035060 9BWDB45U4AT039887 |
A fabricante explicou, em comunicado divulgado à imprensa, que “não tem registro de quaisquer acidentes ou lesões que poderiam ser atribuídos à existência de componentes sem registro de liberação nos veículos em questão”. Mas a fabricante reiterou que por questões de segurança a empresa optou pela medida.
Esse recall faz parte de uma medida global que a Volkswagen está fazendo. Esse processo do registro de liberação começou na Alemanha e depois EUA e depois a empresa ampliou para outros mercados, como o Brasil. Depois do Dieselgate, a Volkswagen começou a olhar com lupa todos os processos para evitar problemas futuros.
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Além disso, a empresa afirmou que entre 2008 e 2017 foram fabricados 6,5 milhões de veículos no país e, desses, 194 se enquadram nesse “recall especial”.
A companhia informou que entrará em contato com os clientes donos dos modelos envolvidos. Além disso, coloca à disposição a Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800-019 8866. O site da empresa www.vw.com.br também dispõe de informações e esclarecimentos sobre o assunto.
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