Volkwagen vai recomprar 194 carros dos proprietários em “recall especial” por falta de documentação

A empresa vai pagar os preços dos carros seguindo a Tabela Fipe e depois vai desmontar cada um deles  

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – A Volkswagen anunciou que vai recomprar 194 veículos fabricados entre 2008 e 2017 dos respectivos donos. A empresa vai pagar os preços dos carros seguindo a Tabela Fipe (referência no mercado para preços de veículos usados) e depois vai desmontar cada um deles.  

Os veículos foram montados sem o chamado registro de liberação, uma espécie de “currículo” do carro que mostra todas as peças do carro e cada detalhe da produção. 

A grande diferença entre esse chamado e um recall comum, é que no segundo caso, geralmente os proprietários são chamados para a troca de uma peça em específico. Nesse caso, devido a falta do registro de liberação não se sabe quais ou quantas peças podem apresentar problemas, de acordo com as explicações da Volkswagen ao InfoMoney. 

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Confira os chassis dos carros envolvidos:

Modelo Ano-Modelo Chassis não sequenciais
Touareg 2011, 2013 e
2015
WVGVE87P6BD004943
WVGVF87P7BD012000
WVGVF67P7DD011212
WVGVF67P0DD011214
WVGVF67P9FD000280
CC 2013 e 2016 WVWBC63C7DE519774
WVWBC63C2DE520427
WVWBC63C8DE521226
WVWBD63C2GE508067
Passat 2013 WVWMG83C7DP009759
WVWMG83C0DP010154
Passat Variant 2013 WVWRG83C6DE019104
Tiguan 2013 e 2015 WVGSV65N4DW014306
WVGSV65N3DW519611
WVGSV65NXFW016449
Golf 2015, 2016 e
2017
FW094744 até H4000452
up! 2014 ET500039 até ET500077
Fox e CrossFox 2015, 2016, 2017
e 2018
F4001762 até J4000040
Saveiro 2009, 2015, 2017
e 2018
9P082682 até JP100759
Polo 2009, 2010, 2011
e 2014
9BWAB49N69P019666
9BWAB49N79P020017
9BWAE49N8AP000001
9BWDB49N0BP000002
9BWAB49N5EP000004
Polo Sedan 2009 e 2014 9BWJB49NX8P038428
9BWJB49N28P038679
9BWDE49N79P000015
9BWDB49N7EP000003
Gol 2010, 2011, 2014
e 2016
AP012368 até GP185049
Parati 2009 e 2011 9BWGB45W69P083389
9BWGB05W3BP000001
9BWGB05W0BP025342
Voyage 2010 9BWDB05U0AT034050
9BWDA45U5AT035060
9BWDB45U4AT039887

A fabricante explicou, em comunicado divulgado à imprensa, que “não tem registro de quaisquer acidentes ou lesões que poderiam ser atribuídos à existência de componentes sem registro de liberação nos veículos em questão”. Mas a fabricante reiterou que por questões de segurança a empresa optou pela medida. 

Esse recall faz parte de uma medida global que a Volkswagen está fazendo. Esse processo do registro de liberação começou na Alemanha e depois EUA e depois a empresa ampliou para outros mercados, como o Brasil. Depois do Dieselgate, a Volkswagen começou a olhar com lupa todos os processos para evitar problemas futuros. 

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Além disso, a empresa afirmou que entre 2008 e 2017 foram fabricados 6,5 milhões de veículos no país e, desses, 194 se enquadram nesse “recall especial”. 

A companhia informou que entrará em contato com os clientes donos dos modelos envolvidos. Além disso, coloca à disposição a Central de Relacionamento com Clientes pelo telefone 0800-019 8866. O site da empresa www.vw.com.br também dispõe de informações e esclarecimentos sobre o assunto.  

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.