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O WhatsApp liberou o serviço de pagamentos de pessoas físicas para pequenas empresas no Brasil. O novo recurso permitirá uma jornada de compra completa no aplicativo de mensagens, sem que o consumidor precise sair da conversa para efetuar uma compra.
Já era possível encontrar um negócio, trocar informações e fechar uma compra, tudo diretamente no WhatsApp, mas não era possível fazer o pagamento direto no app. Com a novidade, essa será a etapa final desse ciclo comercial.
O recurso já está liberado para os consumidores que estiverem com a versão mais atualizada do WhatsApp instalada. A liberação para as empresas, no entanto, acontecerá aos poucos e deve levar alguns meses para estar completa.
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O Banco Central (BC) anunciou a retirada das regras que impediam transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pago (P2M) por meio do aplicativo de mensagem no Brasil em março. Até então, era possível apenas a utilização do aplicativo para transferências de recursos entre indivíduos (P2P).
Como vai funcionar?
O novo serviço permitirá o pagamento sem a necessidade da geração de links externos para cobrança por cartão, abertura de outros aplicativos ou pagamento em dinheiro.
Os consumidores poderão usar cartões de débito, crédito e pré-pago das bandeiras Mastercard e Visa, emitidos pelos bancos e instituições financeiras participantes.
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Uma vez inseridos os dados do cartão, os consumidores podem finalizar as transações diretamente no chat. Veja como habilitar o recurso:
- Comece abrindo o WhatsApp e navegando até a página inicial de “Pagamentos” tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pagamentos” (ou “Pagamentos pessoais” no WhatsApp Business);
- Para criar uma conta, toque em “Adicionar forma de pagamento”;
- Crie um PIN de pagamento (você o usará para confirmar seu pagamento todas as vezes, para que seus pagamentos estejam sob seu controle com segurança). Se compatível com seu sistema operacional, você também pode definir sua impressão digital ou reconhecimento facial como um método alternativo para autorizar seu pagamento;
- Insira seus dados (por exemplo, nome completo, CPF, CEP) para verificação de identidade;
- Para adicionar seu cartão de débito, crédito, múltiplo ou pré-pago, insira as informações do cartão e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou aplicativo do banco. Uma vez verificado, você pode usá-lo para fazer pagamentos.
Importante mencionar que o consumidor só pode pagar empresas que já estejam habilitadas para receber pagamentos no WhatsApp.
Para isso, o usuário receberá um pedido da empresa com os produtos escolhidos.
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- Toque em “Revisar e pagar” para revisar os detalhes da solicitação;
- Para pagar, toque em “Proceder ao pagamento” e escolha o seu método de pagamento;
- Confirme o cartão com o qual deseja pagar e insira seu PIN ou biometria para enviar seu pagamento – tudo sem sair da conversa;
- Você pode ver o status do pagamento diretamente no chat ou na página inicial “Pagamentos”.
Quais são as instituições participantes?
Os bancos e instituições financeiras participantes, cujos cartões de débito, crédito e pré-pagos poderão ser utilizados pelos usuários no serviço de pagamentos no WhatsApp são:
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- BTG Pactual;
- Caixa;
- Inter;
- Mercado Pago;
- Neon;
- Next;
- Nubank;
- Santander;
- Sicoob;
- Sicredi.
Os cartões Itaú passarão a ser aceitos em breve.
E para as empresas?
As empresas, por sua vez, devem utilizar o aplicativo WhatsApp Business, modelo do app para pessoas jurídicas que possui recursos como catálogo e mensagens automáticas, além de ter uma conta vinculada a um dos adquirentes participantes – Cielo, Mercado Pago e Rede.
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Segundo o app de mensagens, outros adquirentes que já estão em fase de testes também estarão disponíveis no serviço em breve.
Usando a versão atualizada do WhatsApp Business, a empresa precisará vincular uma conta de um dos adquirentes compatíveis para aceitar pagamentos de clientes com cartão de crédito, débito e pré-pago.
A funcionalidade se soma ao recurso que o WhatsApp (WhatsApp Pay) já oferece para transferência de dinheiro entre pessoas no aplicativo.
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“Estamos animados com o serviço que começamos a oferecer nesta terça [11] aos consumidores e pequenos negócios brasileiros. Sabemos que trazer pagamentos com praticidade e segurança para os usuários melhorará a experiência de compra que eles já têm no WhatsApp, e também ajudará as pequenas empresas a aumentarem suas vendas e impulsionar a economia do nosso país”, celebra Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina.
Segurança e suporte
O WhatsApp promete um serviço seguro. Os números dos cartões são criptografados e armazenados de forma segura, e as pessoas devem criar um PIN de pagamento, que será exigido para cada transação.
Além disso, os usuários do WhatsApp contam com suporte em tempo real para o serviço de pagamentos, que pode ser acessado das 8h às 17h (horário de Brasília) diretamente no WhatsApp.
As pessoas também podem acessar a seção Ajuda em www.whatsapp.com para mais informações e perguntas frequentes.
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