Alemanha tem queda no clima de negócios em junho, mostra índice Ifo de sentimento

Indicadores tanto de situação atual como de expectativas recuaram; clima na manufatura continua negativo e o dos serviços piorou

Roberto de Lira

Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)
Bandeira da Alemanha (Foto: Getty Images)

Publicidade

O índice de sentimento da economia da Alemanha sofreu uma queda entre os meses de maio e junho, recuando de 91,5 pontos para 88,5 pontos, informou nesta segunda-feira (26) o instituto Ifo.

Segundo os dados da pesquisa sobre o clima dos negócios no país, as avaliações das empresas sobre a situação atual estão piores do que um mês antes, caindo de 94,8 pontos para 93,7 pontos. E as expectativas também tiveram forte retração, passando de 88,3 para 83,6 pontos, o ponto mais baixo desde dezembro.

O clima dos negócios se deteriorou mais fortemente no setor manufatureiro, que saiu de uma avaliação de -0,6 ponto em maio para -9,9 em junho, mas quase nenhum setor ficou intocado pelo desenvolvimento pessimista.

Continua depois da publicidade

O índice do no setor de serviços, por exemplo, de 6,8 pontos para 2,7 pontos, sofrendo especialmente com o mau momento e transporte e logística. No comércio, também, o índice também piorou, de -19,1 pontos para -20,2 pontos. Na construção, o indicador de clima empresarial caiu de -18,5 pontos para -20,1 pontos.