Ataque russo deixa 16 mortos no leste da Ucrânia durante visita de Blinken a Kiev

Presidente Volodymyr Zelenskiy voltou a condenar ataques a alvos civis e classificou o caso como "desumanidade absoluta"

Reuters

Cena de destruição na Ucrânia, invadida pelos russos em 2022  (Foto: ANSA)
Cena de destruição na Ucrânia, invadida pelos russos em 2022 (Foto: ANSA)

Publicidade

Pelo menos 16 pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas em um ataque russo à cidade de Kostiantynivka, no leste da Ucrânia, nesta quarta-feira (6), quando o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, visitou Kiev em viagem não agendada, segundo autoridades ucranianas.

Imagens divulgadas online por autoridades presidenciais mostraram pessoas caindo no chão ou correndo para se proteger após uma enorme explosão à sua frente, segundos depois de algumas olharem para o céu quando ouviram o que parecia ser um míssil se aproximando.

O presidente Volodymyr Zelenskiy condenou o ataque, dizendo que um mercado, lojas e uma farmácia haviam sido atingidos na cidade industrial próxima ao campo de batalha. “Esse mal russo precisa ser derrotado o mais rápido possível”, disse Zelenskiy pelo aplicativo de mensagens Telegram.

Continua depois da publicidade

“Quando alguém no mundo ainda tenta lidar com qualquer coisa russa, isso significa fechar os olhos para essa realidade. A audácia do mal. O descaramento da maldade. Desumanidade absoluta.”

Mais tarde, ele afirmou em uma coletiva de imprensa em Kiev que acreditava ter sido um ataque deliberado a “uma cidade pacífica”. “Esse é mais um ataque terrorista da Federação Russa. Eles atingiram deliberadamente o mercado”, disse ele.

Kostiantynivka, que tinha uma população de cerca de 70.000 habitantes antes da invasão russa há 18 meses, fica a cerca de 30 km da cidade devastada de Bakhmut, onde os combates têm sido intensos há meses.

Continua depois da publicidade

A cidade fica a cerca de 560 km de Kiev, onde Blinken se encontrou com Zelenskiy e outros líderes ucranianos em uma visita com o objetivo de demonstrar apoio à Ucrânia contra a invasão russa.

Série de ataques

O ataque de quarta-feira seguiu-se a uma série de ataques russos a cidades no leste da Ucrânia, nos quais a infraestrutura civil foi atingida, incluindo um café popular, um hotel e lojas.

Também ocorreu após ataques aéreos realizados várias horas antes, na quarta-feira, em Kiev e na região de Odessa, no sul do país. Não houve registro de vítimas na capital, mas as autoridades locais disseram que uma pessoa foi morta na região de Odessa.

Continua depois da publicidade

O ministro do Interior, Ihor Klymenko, afirmou que, além dos 16 mortos em Kostiantynivka, pelo menos 28 pessoas ficaram feridas.

Mais tarde, promotores locais estimaram o número de feridos em 31 e disseram que 20 lojas, linhas de energia, um prédio administrativo e um prédio residencial haviam sido danificados. Oito estabelecimentos comerciais foram totalmente queimados e carros foram destruídos, segundo eles.

A Rússia não fez comentários imediatos sobre o ataque e nega alvejar civis deliberadamente. O Kremlin havia dito mais cedo na quarta-feira sobre a visita de Blinken que Moscou acredita que Washington planeja continuar financiando os militares da Ucrânia “para travar essa guerra até o último ucraniano”.