Publicidade
O banco central da Coreia do Sul (BoK, na sigla em inglês) manteve os juros básicos em 3,50% ao ano, de acordo com expectativas do mercado financeiro. Todos os 23 analistas consultados pelo Wall Street Journal já antecipavam a decisão, em meio ao arrefecimento da inflação no país e às preocupações sobre o crescimento econômico fraco.
A inflação diminuiu recentemente na Coreia do Sul, com o índice de referência de preços ao consumidor subindo 4,2% em relação ao ano anterior em março – o ritmo mais lento desde março de 2022 – após alta de 4,8% em fevereiro, 5,2% em janeiro e 6,3% no pico mais recente em julho de 2022.
Como o índice permanece acima da meta de 2,0%, o banco central ainda deixou a porta aberta para novos aumentos de juros.
Continua depois da publicidade
Contudo, a economia enfraquecida da Coreia do Sul está aumentando a pressão para encerrar ou aliviar o aperto na política monetária. As exportações, o principal motor de crescimento do país, contraíram em março pelo sexto mês consecutivo devido à demanda fraca e ao enfraquecimento do consumo privado devido ao aumento dos custos de empréstimos.
(Dow Jones Newswires)