Publicidade
Os órgãos de imprensa da China informam nesta segunda-feira que vários governos locais continuaram a anunciar que estão flexibilizando as rígidas medidas de controle de covid-19. Estão caindo exigências de testes comunitários de acido nucleico, a circulação por transporte público está sendo liberada e os locais públicos que estavam fechados devido ao novo surto da doença no país foram reabertos.
Segundo a agência de notícias Xinhua, a parte continental da China relatou no domingo 4.247 casos confirmados de covid-19 transmitidos localmente, informou a Comissão Nacional de Saúde nesta a segunda-feira. Outros 25.477 casos assintomáticos locais foram identificados. No domingo, não houve novas mortes comunicados e o total de mortos no país permanece em 5.235.
Segundo o site The Paper, Xangai está permitindo a partir de hoje que as pessoas que usam transporte ferroviário, ônibus, balsas e outros transportes públicos possam circular sem apresentar teste de ácido nucleico negativo. Locais públicos ao ar livre, como parques e pontos turísticos da cidade, também não vão fazer mais essa exigência.
Continua depois da publicidade
Em Zhengzhou, os testes também não serão exigido em áreas residenciais, locais públicos e no transporte, mas locais como salões de jogos, de banhos e cibercafés ainda vão exigir o uso de máscaras e medição de temperatura e passarão por inspeções a cada 48 horas. A limpeza, ventilação e desinfecção desses locais devem ser realizadas antes da abertura.
Em Wuhan, onde começou a pandemia, na virada de 2019 para 2020, os passageiros de ônibus e metrô não precisarão mais apresentar certificados de teste de ácido nucleico negativo. O mesmo está valendo para pontos turísticos e parque ao ar livre em Nanchang, Kunming, Shandong, Hangzhou, Ningbo, Taizhou, Wenzhou, Shaoxing, Jiaxing, Jinhua, Zhoushan, Huzhou e outros locais da província de Zhejiang.
Nessas regiões, exceto em locais especiais como lares de idosos, casas de bem-estar, escolas primárias e secundárias e jardins de infância, nenhum certificado de teste de ácido nucleico ou “código de local” será verificado. A exigência também cai para quem for comprar alguma categorias de medicamentos nas farmácias
Continua depois da publicidade
A quarta é convidar as pessoas qualificadas para se vacinarem o mais rápido possível, e defender que as pessoas com mais de 60 anos “devem ser vacinadas” para consolidar ainda mais a barreira imunológica da população.